Mundial de Judô – Final

No dia dos pesados, mais decepção brasileira.

Acima de 100kg masculino

o100act-1537978967-1537978967

Tushishvili contra Kokauri. Foto: IJF

Sem Teddy Riner na disputa, a chave estava relativamente aberta. Rafael Silva pegou logo na sua estreia o japonês Hisayoshi Harasawa numa luta praticamente se golpes. Os dois levaram dois shidos no tempo normal por não-combatividade. No golden score, Rafael levou o 3º e foi eliminado. David Moura, prata no último Mundial, levou um belo ippon do usbeque Bekmorud Oltiboev com2min37 de luta e também caiu na estreia.

O georgiano número 1 do mundo Guram Tushishvili foi brilhante e venceu todas as suas lutas por ippon. Na decisão, faltando apenas 4s pro fim do tempo regulamentar, Tushishvili deu um lindo ippon num seoi-nage sobre o azeri Ushangi Kokauri e ficou com o ouro. Os bronzes foram pro japonês Harasawa e pro mongol Ulziibayar Duurenbayar.

Acima de 78kg feminino

o78act-1537978806-1537978807

Asahina contra Idalys Ortiz. Foto: IJF

Maria Suelen Altheman não cegou super cotada pro Mundial, mas começou muito bem, derrotando 3 europeias por ippon: a francesa Anne Fatoumata M’Bairo, a alemã Carolin Weiss e a britânica Sarah Adlington e chegou até a semifinal, onde pegou sua maior carrasca, a cubana Idalys Ortiz. A brasileira não sabia muito o que fazer e levou 2 shidos por não-combatividade e Ortiz levou 1. Com quase 2min de golden score, Ortiz derrubou a brasileira e venceu por wazaari. Foi o 13º confronto entre as 2 e a 13ª vitória da cubana. Maria Suelen voltou pra disputa do bronze contra a turca Kayra Sayit, que fez um wazaari na brasileira em 1min e acabou com a medalha.

Ortiz pegou na final a japonesa Sarah Asahina, que precisou de 2min30 de golden score para vencer. Ortiz levou seu 3º shido no golden score por não combatividade e foi eliminada por hansokumake, dando o 7º ouro japonês no Mundial. Foi a 7ª medalha de Ortiz em Mundiais. Além da turca Sayit, o bronze foi para a bósnia Larisa Ceric.

Prova por Equipes Mistas

jpn-1538063568-1538063569

Dream Team japonês com o ouro. Foto: IJF

Nenhuma surpresa o título por equipes ir pro Japão. Eles venceram a Mongólia por 4-0, o Azerbaijão por 4-2 nas 4as, a equipe unificada das Coreias por 4-0 na semifinal e, na decisão, fez 4-1 na França. O único ponto francês foi com Marie-Eve Gahie sobre Yoko Ono. Nas disputas do bronze, a Coreia venceu 4-0 a Alemanha e a Rússia fez 4-1 no Azerbaijão.

O Brasil venceu Cuba nas 8as por 4-3. Após empatar em 3-3, Beatriz Souza e Idalys Ortiz precisaram se enfrentar novamente. Ortiz tinha vencido a luta anterior, mas chegou exausta pra esse golden score e levou ippon de Beatriz. Nas 4as, o Brasil perdeu de 4-2 pra França e na repescagem caiu 4-2 pra Alemanha. Decepção de Maria Portela e Rafaela Silva. Portela perdeu as 3 lutas que fez e Rafaela perdeu 2.

O Japão foi dominante no Mundial, com 17 medalhas! Dos 18 judocas individuais, 16 subiram ao pódio. A Coreia do Sul com 2 ouros e 2 bronzes (1 da equipe unificada) ficou em 2º lugar no quadro de medalhas. França, Geórgia, Irã, Ucrânia e Espanha levaram 1 ouro cada. Ao todo 22 países medalharam e o Brasil ficou com apenas o bronze de Érika Miranda, muito abaixo do esperado.

Apesar do desempenho ruim, foi muito ver o Brasil crescendo nas categorias leves masculinas, chegando bem perto de medalha com novos nomes como Eric Takabatake (que nem é tão novo assim), Daniel Cargnin e Eduardo Yudy Santos. Os pesados Rafael Silva  e David Moura caíram na estreia, muito abaixo do esperado, apesar de terem chaves muito duras. O feminino decepcionou muito com os desempenhos fracos de Mayra Aguiar, Maria Portela e Rafaela Silva, mas Érika mostrou enorme regularidade para levar sua 5ª medalha seguida em Mundiais. Bom ver Jéssica Pereira bem e Maria Suelen Altheman retornando ao seus melhores dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s