Mundial de BMX – Resumo

Em Baku, no Azerbaijão, Anderson Ezequiel surpreendeu muitos favoritos e conquistou a 1ª medalha da história do Brasil em um Mundial de Ciclismo nas categorias olímpicas!

20180609234205

Foto: UCI

Devido aos fortes ventos, as rodadas de classificação foram adiadas da sexta para o sábado, que teve uma longa sessão. Na 1ª rodada masculina, onde cada grupo faz 3 baterias, Anderson passou em 2º no Grupo 8 atrás do australiano Kai Sakakibara e Renato Rezende foi 4º no Grupo 2, também avançando. Nas 8as, Anderson ficou apenas em 4º na sua prova, mas avançou. Já Renato foi 5º e ficou de fora das 4as por apenas 0.019. Nas 4as, Anderson foi 3º na sua bateria e passou pra semi.

Na semifinal, Anderson não largou bem, mas fez duas curvas espetaculares e foi se recuperando até chegar em 3º, atrás do suíço David Graf e do holandês Dave van der Burg. Na grande final, mais uma vez Anderson ficou um pouco pra trás na largada, em 7º, fez mais uma excelente primeira curva por dentro e subiu pra 6º. Na segunda curva, novamente ele estava por dentro e viu van der Berg cair e levar o Graf e o britânico Kyle Evans pro chão, e assumiu o 3º lugar atrás de dois franceses até cruzar em 3º para o bronze. Lá na frente, Sylvain André derrotou Joris Daudet, campeão mundial em 2016, no photo finish, por apenas 0.006.

Na prova feminina, as 3 brasileiras passaram pela classificatória: Julia Alves dos Santos, Priscilla Carnaval e Paola Reis Santos, finalista ano passado na categoria júnior. Nas 4as, as 3 tiveram largadas ruins e apenas Julia passou para a semi, ficando em 4º na sua bateria. Na semifinal, foi jogada pra fora da pista logo na 1ª curva e não avançou. Na decisão, o domínio foi total das holandesas, que fecharam o pódio. Bronze em Londres-2012, Laura Smulders ficou com o ouro, sua irmã Merel Smulders ficou com a prata e Judy Baauw completou o pódio. A americana Alise Willoughby (antes Alise Post), que defendia o título, caiu e foi a 7ª na final.

O próximo Mundial de BMX será em 2019 na cidade belga de Heusden-Zolder.

Deixe um comentário