Mundial de Mountain Bike – Resumo

42yza38zyw

Henrique Avancini para cruzar a linha de chegada. Foto: Michelle Mondini

Henrique Avancini conquistou no sábado o melhor resultado da história do ciclismo brasileiro com o 4º lugar no Mundial de Mountain Bike, e Cairns, Austrália.

O brasileiro já vinha de uma temporada excepcional na Copa do Mundo, com um 10º, um 15º, um 22º e um 24º lugares o que o colocou como 14º do mundo no ranking e neste Mundial mostrou que é um dos novos destaques da modalidade.

Desde o início da prova, ele não deixou o incrível suíço Nino Schurter abrir e pedalou ao lado do pentacampeão mundial e ouro olímpico no Rio. Ao seu lado, o checo campeão em Londres-2012 Jaroslav Kulhavy e o francês Maxime Marotte. O francês foi ficando pra trás, mas Avancini não largava da cola de Schurter. Apenas na 4ª volta o brasileiro fo ficando pra trás do trio, que seguiu unido praticamente até o final. Schurter faturou seu 6º título mundial na prova com 1:27:44 contra 1:27:51 de Kulhavy e 1:27:59 do também suíço Thomas Litscher. Avancini garantiu a 4ª colocação com 1:28:48 ficando a frente de nomes absurdamente fortes como o veterano penta mundial e bicampeão olímpico Julien Absalon, 7º, e de toda a armada europeia, fortíssima na prova.

No feminino, Raiza Goulão também fez excelente prova. A cada volta, ela subia de posição, saindo do 30º lugar, pro 23º, pro 15º e terminando em 14º entre 54 atletas. A vitória no feminino foi da suíça Jolanda Neff, tricampeã mundial Sub23, que fez uma prova espetacular, liderando do início ao fim e vencendo com 1:27:17, 2min23 na frente da medalhista de prata, a britânica Annie Last. Raiza ficou a 6min02 de Neff.

Após um ano fraco dos esportes menos tradicionais no Brasil em Mundiais (saltos ornamentais, nado sincronizado, boxe, ciclismo BMX, pentatlo moderno, ciclismo pista, taekwondo e lutas), o mountain bike deu um respiro e foi uma belíssima surpresa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s