Mundial de Esportes Aquáticos – Dia 8

Ouro pro Brasil e Ana Marcela Cunha cada vez mais histórica!

25km feminino

maratona-ana-marcela-cunha-20170721-0004

O que dizer de Ana Marcela Cunha? A baiana deu mais um show no Lago Balaton para faturar o tricampeonato da prova mais longa do Mundial, se tornando a 1ª tricampeã mundial de uma prova de águas abertas da história! E apenas a 3ª, se considerarmos as provas de piscina (Sarah Sjöström tem 3 100m borboleta e Katinka Hosszu 3 400m medley).

Na longuíssima prova, Ana Marcela se manteve por mais de 15km levemente afastada das líderes e o gap aumentava e diminuía a cada volta. Na última, a holandesa campeã olímpica dos 10km Sharon van Rouwendaal e a italiana Arianna Bridi começaram a despontar e disputar a liderança braçada a braçada. Na última volta, a brasileira começou a forçar e encostou nas 2. Na última boia, faltando 240m, Ana aumentou o ritmo, deixando Bridi pra trás. A holandesa bem que tentou, mas não alcançava a brasileira que bateu após 5:21:58.4, apenas 2.4 a frente de van Rouwendaal e 9.8 a frente da italiana.

Embed from Getty Images

Ana Marcela chega a incríveis 10 medalhas em Mundiais, sendo 3 ouros (todos nos 25km), 2 pratas e 5 bronzes. Nenhum brasileiro homem ou mulher tem tantas medalhas mundiais como ela.

25km masculino

Embed from Getty Images

A francês Axel Reymond liderou por boa parte da prova, ao lado do italiano Simone Ruffini. Na última volta a disputa persistiu e entraram na briga outra italiano, Matteo Furlan, e o russo Evgenii Drattcev. No sprint final, Reymond venceu em 5:02:46.4 com Furlan logo atrás a 0.6 e Drattcev deixou Ruffini pra trás para levar o bronze a 3.4 do campeão. Com o ouro, a França venceu 4 das 7 provas e só não esteve no pódio nos 25km feminino. Sem nenhum ouro, a Itália levou o troféu por equipes. Allan do Carmo foi o melhor brasileiro na prova em 13º com 5:06:55.7.

Equipe rotina livre

Embed from Getty Images

Mais uma vez, a Rússia levou um ouro no nado sincronizado. Com a excelente nota de 97,3000, as russas faturaram o 6º ouro neste Mundial, fechando em 100% a participação no feminino. No sábado, na rotina livre combinada, a Rússia não participa. Assim como na prova técnica, China foi prata com 95,2333. Já na disputa do bronze, a Ucrânia levou o com 93,9333, vencendo a disputa contra o Japão, 4º com 93,1000, mas que foi bronze nos Jogos do Rio e na rotina técnica. Na disputa continental, o Canadá ficou a frente do México, mas por pouco. As canadenses ficaram em 7º e o México já é a 8ª equipe do mundo.

Trampolim 3m feminino

Embed from Getty Images

Em uma prova absolutamente regular, Shi Tingmao faturou o 7º ouro chinês neste Mundial. Em uma série com praticamente apenas 8,5, a chinesa tirou 76,50, 76,50, 76,50, 77,50 e 76,50 para somar 383,50 e faturar o bicampeonato mundial da prova e manter a hegemonia do seu país na prova, que venceu nos últimos 9 mundiais. Sua compatriota Wang Han ficou por toda a prova em 2º lugar e levou a prata com 359,40 e a canadense Jennifer Abel pegou o bronze com 351,55, repetindo a medalha que conquistou em 2011. Nos últimos 7 mundias, chinesas fizeram dobradinha em 6.

Pólo aquático masculino

No encerramento da 1ª fase, o Brasil fez um bom jogo e empatou com o Canadá em 6-6, mesmo sem praticamente todos os que disputaram os Jogos do Rio. Com a vitória de 13-5 de Montenegro sobre o Cazaquistão, o Brasil surpreendeu e ficou em 2º lugar no grupo A, vencido por Montenegro. No B, Hungria venceu a 3ª com 13-7 na França e a Itália fez 13-5 na Austrália, que vai enfrentar o Brasil no playoff por vaga nas quartas de final.

No C, a quase imbatível Sérvia levou mais uma, fazendo 11-6 na Grécia, e a Espanha goleou a África do Sul por 16-4. Pelo Grupo D, mesmo com uma vitória de 14-1 sobre a Rússia, a equipe americana ficou em último no grupo e foi eliminada. A Croácia venceu o grupo com 16-6 no Japão.

Pelo playoffs teremos: Grécia x Japão (quem vencer pega Montenegro), Espanha x Rússia (pega Hungria), Brasil x Austrália (pega a temida Sérvia) e Cazaquistão x Itália (pega Croácia).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s