Mundial de Esqui Nórdico – Final

100354_g08_w01

Marit Bjoergen liderando o domínio norueguês.

A prova de 30km estilo livre saída em massa feminina foi bem fora do comum. Nas provas longas de saída em massa, é bem comum alguém abrir bastante do resto do pelotão, mas desta vez, a armada norueguesa viu outras 5 atletas coladas por praticamente toda a prova. Marit Bjoergen, Heidi Weng, Astrid Jacobsen e Ragnhild Haga não conseguiam abrir e tinham na sua cola a finlandesa Krista Parmakoski, a americana Jessica Diggins, a fortíssima sueca Charlotte Kalla e sua compatriota Anna Haag e a surpresa austríaca Teresa Stadlober. Aos poucos, o pelotão ia diminuindo como numa prova de maratona. Apesar da pressão, na última volta de 5km, as norueguesas começaram a forçar e aí acabou o trabalho em equipe. Sabendo que teria trabalho se deixasse pros metros finais, Bjoergen forçou nos últimos 2km. Weng ia na sua cola, mas um pouco afastada enquanto as outras 2 norueguesas já estavam mais atrás. Weng não aguentou e Marit Bjoergen partiu sozinha para vencer em 1:08:36.8, faturando seu 4º título no Mundial e fechando em 100% pra Noruega no cross-country feminino. Weng cansou tanto que quase perdeu a prata para Jacobsen, que arrancou e cruzaram a linha de chegada quase juntas, mas Weng levou no photo finish. Foi o 18º título mundial do mito Marit Bjoergen.

A prova de saltos por equipe na rampa longa foi dominada pela equipe polonesa. Com show de Maciej Kot (151,9) e do bicampeão olímpico Kamil Stoch (153,4), a Polônia somou 591,9 na 1ª passagem, abrindo boa vantagem sobre a Áustria com 574,5 (Stefan Kraft voou para 161,6), Alemanha com 573,1 e Noruega com 564,3. Na 2ª passagem, o portão de referência foi baixado em 2 degraus e as pontuações caíram bem. Apesar disso, a Polônia seguiu bem para somar 1104,2 e chegar ao ouro inédito. A Noruega fez uma excelente recuperação, com 3 saltadores fazendo acima de 130 pontos e, com 1078,5, saiu do 4º lugar para a medalha de prata. Com 1068,9 a Áustria levou o bronze deixando a equipe alemã em 4º com 1052,9.

100575_g08_w01

A chegada de Alex Harvey (CAN)

Fechando o Mundial no domingo, os 50km estilo livre saída em massa masculino. E a prova foi parecida com a versão feminina, com um enorme pelotão na frente, que muito lentamente ia diminuindo. A armada norueguesa liderada por Martin Johnsrud Sundby seguia firme, mas outros grandes nomes das provas de distância os acompanhavam, como o francês Maurice Manificat, o sueco Marcus Hellner, o finlandês Matti Heikkinen, o canadense Alex Harvey, o suíço Dario Cologna e o russo favorito Sergey Ustiugov. Na definição da prova, 6 saíram na frente e, no sprint final, veio a surpresa com a vitória do canadense Alex Harvey em 1:46:28.9, deixando Ustiugov em 2º a apenas 0.6 e Heikkinen em 3º para felicidade da torcida a 1.4. Grande surpresa também com o 4º lugar do britânico Andrew Musgrave enquanto Sundby ficava num decepcionante 5º lugar a 3s do campeão.

Após 21 provas, a Noruega, claro, saiu como grande vencedora com 7 ouros, 6 pratas e 5 bronzes, sendo 7-5-5 em provas olímpicas! A Alemanha com 6-3-2 vem logo depois, seguida de Rússia 2-4-0 e Áustria 2-1-2. Os dois maiores destaques foram Marit Bjoergen e Johannes Rydzek, ambos com 4 ouros! Maiken Caspersen Falla sai com 3 ouros, Ustiugov com 5 medalhas (2-3-0) e Stefan Kraft dominando os saltos com 2-1-1. Vale lembrar que a Noruega venceu todas as provas do cross-country feminino mesmo sem a Therese Johaug, que só volta pros Jogos Olímpicos por conta do doping.

O próximo mundial será em 2019, na cidade austríaca de Seefeld, na região do Tirol.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mundial de Esqui Nórdico – Final

  1. Olá! Meu nome é Tiago Campante. Trabalho na In Press Media Guide, assessoria de comunicação. Gostaria de entrar em contato com a pessoa responsável por este blog. Qual o e-mail de vcs?

    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s