Mundial de Esqui Alpino – Dia 2

97170_g08_w01

Erik Guay (CAN)

Apesar de não ser uma zebra, o campeão do Super-G masculino foi uma surpresa. Aos 35 anos, o canadense Erik Guay tem no currículo o título mundial no downhill em 2011 e 5 vitórias em Copas do Mundo, além do título de Super-G da Copa do Mundo de 2010. Mas ele não vencia uma prova importante há quase 3 anos, o que não o classificava como um dos principais concorrentes a medalha.

Primeira a descer, o austríaco Vincent Kriechmayer começou com 1:26.26 após percorrer a distância de 1.920m, com queda vertical de 600m e 44 portões, 4 a mais que na prova feminina do dia anterior. E ficou na liderança por um bom tempo. Nomes fortes da prova como o suíço Beat Feuz, o italiano Dominik Paris e o francês Alexis Pinturault não conseguiam superá-lo. 9º a competir, o norueguês Kjetil Jansrud conseguiu melhorar para 1:25.83, assumindo a liderança. Jansrud é o atual campeão olímpico desta prova.

Embed from Getty Images

Quando Aleksander Aamodt Kilde terminou o percurso em 1:25.92, a Noruega tinha no momento a dobradinha ouro-prata. Mas logo depois veio Erik Guay. O canadense voou e com 1:25.38 pulou pra frente para não perder mais a liderança. Vieram alguns favoritos logo depois, como a armada austríaca com Matthias Mayer, que não terminou a prova, Hannes Reichelt, campeão em 2015 que fez 1:26.47, 10º tempo, e Marcel Hirscher, 21º com 1:27.43.

Depois que os 20 melhores passaram, parecia que o pódio estava definido, mas a surpresa veio com o 26º a descer, o canadense Manuel Osborne-Paradis. Com 3 vitórias na carreira, sendo a última em 2009, o veterano de 33 anos e 3 Jogos Olímpicos na bagagem surpreendeu com 1:25.89 e beliscar o bronze, tirando Kilde do pódio.

O Mundial volta na sexta-feira com a prova combinada feminina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s