Mundial de Piscina Curta – Dia 3

Com apenas 6 finais, o 3º dia do Mundial trouxe a primeira medalha brasileira na competição, um recorde mundial e um recorde histórico de Katinka Hosszu.

Nicholas Santos, Larissa Oliveira, Etiene Medeiros e Felipe Lima

Nicholas Santos, Larissa Oliveira, Etiene Medeiros e Felipe Lima. Foto: CBDA

Em 2014, o Brasil venceu o revezamento 4x50m medley misto com Etiene Medeiros, Felipe França, Nicholas Santos e Larissa Oliveira. Em Windsor, Felipe Lima entrou no lugar do França para a perna de peito. Nas eliminatórias, nadaram o suficiente para passar para a final, conquistando o 3º tempo, com 1:39.52. Na decisão, prova que fechou o dia, apenas Brasil e Itália começaram com mulheres no nado de costas e, claro, ficaram um pouco para trás. Etiene passou em 7º com 25.93, mas Felipe Lima recuperou graças a uma espetacular parcial de peito de 25.46 e entregou em 6º. A maioria das equipes entrava com mulheres agora enquanto o Brasil vinha com Nicholas Santos no borboleta. Com 21.93, o Brasil assumia a liderança da prova. Na última perna, Larissa Oliveira tinha 3.46 de vantagem sobre a equipe americana, que vinha apenas em 7º, mas com Michael Chadwick fechando e voando para 20.44, os americanos bateram na frente. Por pouco ele não queimou, pulando apenas 0.03 após o toque de Kelsi Worrell. Com 1:37.22, os Estados Unidos bateram o recorde do campeonato e ficaram com o ouro. Larissa bateu logo atrás com 1:37.74, dando a prata pro Brasil. A Itália havia batido em 3º, mas Luca Dotto queimou uma das trocas. Com isso, o bronze foi pro Japão, com 1:38.45. Vale ressaltar que os americanos venceram mesmo com uma mulher na perna de peito, a espetacular Lilly King. Foi a 8º medalha em Mundiais de curta do Nicholas Santos, a 4ª de Etiene Medeiros e a 3ª de Larissa Oliveira.

Embed from Getty Images

O nível das finais foi mais interessante neste dia. Na 1ª final do dia, o alemão Marco Koch unificou os títulos mundiais dos 200m peito. Campeão na longa ano passado, ele venceu em Windsor com muita tranquilidade, batendo em 2:01.21, novo recorde do campeonato. Há 2 semanas, no campeonato alemão, ele bateu o recorde mundial com 2:00.44. O britânico Andrew Willis foi prata com 2:02.71 e o russo Mikhail Dorinov bronze com 2:03.09. Nos 100m borboleta, performance espetacular de Chad le Clos! O sul-africano abriu voando para 22.59 os primeiros 50m, mesma parcial do seu recorde mundial de 2014, mas melhorou na parte final e completou em 48.08, baixando a marca anterior em 0.36! Segundo recorde mundial da competição e o tricampeonato mundial pro le Clos da prova. O americano Tom Shields foi prata com 49.04 e o australiano David Morgan completou o pódio com 49.31, recorde da Oceania.

Outro grande destaque do dia foi, claro, Katinka Hosszu. A incansável húngara venceu os 200m costas com tranquilidade com 2:00.79 para vencer sua 4ª medalha de ouro no Canadá! Com a vitória, Hosszu se tornou a maior mulher medalhista de história em Mundiais curta, chegando a incrível marca de 18 medalhas! Vale lembrar que Ryan Lochte tem 38 (!!) medalhas em mundiais de curta. A ucraniana Daryna Zevina foi prata com 2:02.24 e a australiana Emily Seebohm bronze com 2:02.65. Hosszu voltou para nadar os 800m livre, mas ficou longe do pódio, terminando em 8º lugar. A vitória ficou com a americana Leah Smith, com 8:10.17, marca que nem daria medalha no último mundial. Sua compatriota Ashley Twichell foi prata com 8:11.95 e a australiana Kiah Melverton foi bronze com 8:16.51.

A australiana Brittany Elmslie surpreendeu ao vencer os 100m livre com 51.81. Com uma excelente 2ª metade, ela deixou as duas favoritas da prova para trás. Ninguém menos que as duas últimas campeãs olímpicas da prova. A holandesa Ranomi Kromowidjojo ficou com a prata com 51.92 e a canadense Penny Oleksiak decepcionou mais uma vez com o bronze com 52.01. O Canadá segue sem ouro na competição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s