Valeu, Morten!

000_6g9sx

E chegou o fim de uma era vitoriosa. Após muita especulação, o dinamarquês Morten Soubak anunciou que seu contrato não será mais renovado e está fora da seleção feminina de handebol.

Na seleção desde 2009, o dinamarquês foi peça importantíssima na evolução que o esporte deu no país. O handebol feminino vinha em ascensão com três participações olímpicas seguidas (Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008) e um ótimo e surpreendente 7º lugar no Mundial de 2005. Mas com Morten a seleção chegou a outro patamar.

Com ele, o Brasil se tornou uma das equipes mais fortes do mundo e impõe o mesmo respeito que as principais equipes europeias. O auge veio em 2013 com o título mundial na Sérvia em uma campanha brilhante com 9 vitórias em 9 jogos. A tão desejada medalha olímpica não veio por muito pouco.

Além disso, Morten descobriu o que é ser brasileiro. Ele se casou com uma brasileira e tem uma filha. Se diz mais brasileiro que dinamarquês e criou um enorme vínculo com o país em que reside há mais de 10 anos, quando veio para ser técnico da equipe masculina do Pinheiros. Mas seus contatos com o país vem desde 1995.

A Confederação terá menos dinheiro a partir de 2017 com o fim ou redução de patrocínios, Morten tem um convite para ser técnico da equipe de Angola, e há boatos de desgate das relações do técnico com dirigentes e com as jogadoras, não confirmados.

Infelizmente, essa fase da equipe chega ao fim com o Torneio Quatro Nações, conquistado neste sábado pelo Brasil após empate em 21-21 com a Eslováquia. Não é o fim do mundo, claro. O Brasil tem jogadoras espetaculares que jogam nos melhores clubes europeus, tem duas jogadoras eleitas as melhores do mundo em 2 anos diferentes. Agora é saber que comandará uma equipe cada vez mais cobrada no próximo ciclo olímpico.

Obrigado Morten por tudo. E que venha a nova fase.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s