Rio-2016 – Dia -2

E começou!! Ainda de maneira modesta, mas começaram os Jogos Olímpicos Rio-2016!

Foi meu primeiro dia de trabalho como voluntário no Sambódromo para o tiro com arco, tivemos 6 jogos do futebol feminino e uma definição histórica com a inclusão de 5 novos espores para Tóquio-2020.

Eu no Rio-2016

IMG_1045

Foto: arquivo pessoal

Foi meu primeiro dia de voluntário no Sambódromo. Já fiquei lá em setembro do ano passado no evento-teste e relatei tudo aqui no blog. Agora a coisa é pra valer. Mas foi um dia relativamente tranquilo, pois os atletas apenas treinaram. Há dois campos no Sambódromo, um de treino e onde será a rodada de ranqueamento na sexta-feira, quando todos atirarão juntos para justamente ranqueá-los para formar as chaves de combate e o campo de combate, onde serão apenas 2 alvos e onde o público assistirá as competições.

IMG_1047

Foto: arquivo pessoal

Como é treino, a maioria fica no campo grande e eles vão de 8 em 8 para o campo menor conforme uma programação pré-definida. Sem público e apenas com a presença de atletas e equipes, voluntários e imprensa, o dia passou sem grandes surpresas e apenas pequenos problemas para serem resolvidos. A maioria ficou no control de acessos ou então ajudando na realocação de alvos e cavaletes.

Adicionei 5 novos pins à minha coleção e espero muitos outros, além de, quem sabe, trocar outras coisas como uma camiseta ou uma jaqueta com algum atleta. Afinal, os Jogos são conhecidos pelas trocas de objetos. Quem for assistir a algo no Rio, recomendo levar algo para ser trocado com pessoas de outros países. Isos faz parte do cerne dos Jogos.

Futebol Feminino

Embed from Getty Images

Como tem ocorrido nas últimas edições, o futebol feminino abre as disputas na quarta-feira antes da Cerimônia de Abertura. Tudo começou às 13:00 no Engenhão, pelo Grupo E, com Suécia 1-0 África do Sul, com gol de Nilla Fischer aos 31min do 2º tempo, o 1º dos Jogos. Logo depois, tivemos a estreia da seleção brasileira, que jogou bem e convenceu com uma ótima estreia, com 3-0 sobre a China. Gols de Monica, Andressa e Cristiane, que se tornou a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos.

São Paulo recebeu os jogos do Grupo F no Itaquerão, com Canadá 2-0 Austrália e Alemanha goleando por 6-1 o frágil Zimbábue. No Mineirão, em BH, EUA venceu a Nova Zelândia por 2-0 e a França derrotou a Colômbia por 4-0.

Sessão do COI

A 129ª Sessão do COI no Rio definiu a inclusão de 5 novos esportes ao Jogos de Tóquio-2020! Já era esperada a inclusão de baseball/softball, por conta da pressão japonesa. O caratê também entrou nos Jogos. o esporte tem crescido bastante e o circuito mundial cresce a cada ano, mas não agregará tanto aos Jogos, que já tem judô e taekwondo.

Embed from Getty Images

Skate e surfe entram no programa olímpico também. Na sua busca incessante pelo apoio dos jovens, o COI incluiu os dois. O surfe tem um circuito grande e forte, mas são poucos países que competem em alto nível. O problema seria com o local de competição, pois muitos países não te praias boas com ondas para a prática de surfe, mas um sistema de ondas artificiais poderia ser feito, assim como ocorre com a canoagem slalom.

Agora a surpresa foi a inclusão da escalada. Pouco conhecida, não tem um grande circuito famoso e não está em quase nenhum evento multiesportivo continental. Vamos ver o que nos aguarda, pois confesso que não sei nada dessa modalidade. Mas a ideia é que a escalada e o skate estejam em locais público, abertos, para chamar muito público e, de preferência, bem jovem. O número de vagas é idêntico para homens e mulheres, com exceção do baseball e softball, que terão a mesma quantidade de equipes, mas com tamanhos diferentes de equipes. Serão 18 novos eventos: baseball masculino, softball feminino, 8 categorias no caratê, 2 no surfe, 2 na escalada e 4 no skate.

Pro Brasil foi interessante, pois teríamos boas chances no surfe, na skate e no caratê. Lembrando que o Brasil levou 3 ouros no caratê no Pan e quase sempre vence um ouro nos mundiais.

Resta agora esperar para saber se haverá exclusão de esportes. O golfe já é um dos cotados, por conta das desistências.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s