Prévias Rio-2016 – Canoagem Slalom

K1 slalom masculino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Daniele Molmenti (ITA); Prata – Vavrinec Hradilek (CZE); Bronze – Hannes Aigner (GER)

Último Mundial (2015): Ouro – Jiri Prskavec (CZE); Prata – Mateusz Polaczyk (POL); Bronze – Michal Smolen (USA)

jakub_grigar_svk

Jakub Grigar (SVK)

O checo Jiri Prskavec vem com o título mundial de 2015 na bagagem e o título europeu deste ano, chegando como um dos favoritos. Campeão mundial em 2007 em Foz do Iguaçu, o francês Sébastien Combot foi prata no Mundial de 2014, que teve pódio todo francês. Este ano já conseguiu um bronze em uma etapa da Copa do Mundo.

A Alemanha é a maior vencedora da prova com 4 ouros em 7 participações olímpicas e tem Hannes Aigner (1B), bronze em Londres, como representante. a Eslováquia é outra potência do esporte e trouxe ao Rio Jakub Grigar, prata nos Jogos da Juventude de 2014. Também de olho no esloveno Peter Kauzer, campeão mundial em 2009 e 2011, no americano Michal Smolen, bronze no último mundial

E o Brasil? Pedro Gonçalves briga por uma vaga na semifinal. Sem grandes resultados em Copas do Mundo, não tem chances de final.

Meu Pódio: Ouro – Jakub Grigar (SVK); Prata – Hannes Aigner (GER); Bronze – Jiri Prskavec (CZE)

C1 slalom masculino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Tony Estanguet (FRA); Prata – Sideris Tasiadis (GER); Bronze – Michal Martikan (SVK)

Último Mundial (2015): Ouro – David Florence (GBR); Prata – Benjamin Savsek (SLO); Bronze – Ryan Westley (GBR)

Esta prova teve apenas dois campeões nas últimas 5 Olimpíadas, mas o francês Tony Estanguet (3O) e o eslovaco Michal Martikan (2O-2P-1B) estão aposentados. Sem eles, o favorito é o britânico David Florence (2P), bicampeão mundial em 2013 e 2015. Prata nos dois últimos mundiais, o esloveno Benjamin Savsek é outro forte candidato ao ouro. ele foi campeão europeu em 2015.

O alemão Sideris Tasiadis (1P) é o único medalhista de Londres na prova. De olho também no eslovaco Matej Benus, 6 vezes campeão mundial por equipes, e no espanhol Ander Elosegi, 4º colocado em Pequim e em Londres.

E o Brasil? Felipe Borges busca uma vaga na semifinal, o que é provável, mas briga por nada muito além disso.

Meu Pódio: Ouro – David Florence (GBR); Prata – Benjamin Savsek (SLO); Bronze – Matej Benus (SVK)

C2 slalom masculino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Timothy Baillie/Etienne Stott (GBR); Prata – David Florence/Richard Hounslow (GBR); Bronze – Pavol Hochschorner/Peter Hochschorner (SVK)

Último Mundial (2015): Ouro – Franz Anton/Jan Benzien (GER); Prata – Pierre Pico/Hugo Biso (FRA); Bronze – Gauthier Klauss/Matthieu Péché (FRA)

Os alemães Franz Anton e Jan Benzien são os atuais campeões mundiais, mas não tem boas performances em Copas do Mundo. Prata em Londres, os britânicos David Florence (2P) e Richard Hounslow (1P) foram campeões mundiais em 2013 e brigam pelo ouro.

Outras fortes duplas são os franceses Gauthier Klauss e Matthieu Peche, os poloneses Marcin Pochwala e Piotr Szczepanski, os eslovenos Luka Bozic e Saso Taljat, campeões mundiais em 2014 e os irmãos eslovacos Ladislav Skantar e Peter Skantar.

E o Brasil? Charles Correa e Anderson Oliveira obtiveram bons resultados essa ano na Copa do Mundo, até com uma final. Com apenas 12 duplas na disputa, devem passar para a semifinal e até brigar por uma vaga na final, mas não mais que isso.

Meu Pódio: Ouro – David Florence/Richard Hounslow (GBR); Prata – Luka Bozic/Saso Taljat (SLO); Bronze – Ladislav Skantar/Peter Skantar (SVK)

K1 slalom feminino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Émilie Fer (FRA); Prata – Jessica Fox (AUS); Bronze – Maialen Chourrault (ESP)

Último Mundial (2015): Ouro – Katerina Kudejova (CZE); Prata – Ricarda Funk (GER; Bronze – Melanie Pfeifer (GER)

71524-944-550

Maialen Chourraut (ESP)

A australiana Jessica Fox (1P) é um dos principais nomes da prova. Falei bastante dela aqui. Prata em Londres, foi campeã mundial em 2014 e vem de uma família de atletas olímpicos. A checa Katerina Kudejova é a atual campeã mundial, mas jamais venceu uma etapa de Copa do Mundo. Bronze nos dois últimos mundiais e campeã europeia este ano, a alemã Melanie Pfeifer é outra boa pedida na prova.

Outros nomes fortes são a espanhola Maialen Chourraut (1B), bronze em Londres, a austríaca Corinna Kuhnle, bicampeã mundial em 2010 e 2011, a britânica Fiona Pennie e a eslovaca Jana Dukatova.

E o Brasil? Ana Sátila tem feito uma excelente temporada, chegando à final das 3 etapas da Copa do Mundo que disputou. Mais jovem da equipe brasileira em Londres, chega ao Rio como uma boa candidata a final e até a medalha. Pode surpreender na prova.

Meu Pódio: Ouro – Maialen Chourraut (ESP); Prata – Jessica Fox (AUS); Bronze – Jana Dukatova (SVK)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s