Prévias Rio-2016 – Golfe

Masculino

Pódio em Londres-2012: evento não disputado

Último Mundial: não existe um mundial de golfe masculino, mas 4 torneios chamados de mundiais

AP RYDER CUP GOLF S GLF USA IL

Bubba Watson (USA)

Sem a presença dos 4 primeiros do ranking mundial, o torneio olímpico de golfe está bem abaixo do esperado. São apenas 15 entre os 50 melhores do mundo. O melhor ranqueado que vai disputar é o sueco Henrik Stenson. Ele acabou de vencer há 10 dias o British Open, um dos 4 Majors da temporada. Stenson venceu com 20 tacadas abaixo do par e com uma vantagem de 3 sobre o americano Phil Mickelson. Foi o 2º título no ano do sueco, que disputa o circuito europeu, não o PGA. 6º do mundo, o americano Bubba Watson possui 9 títulos do circuito, incluindo 2 Masters, em 2012 e 2014.

Em 7º no ranking, temos o americano Rickie Fowler, que em 2014 foi vice em dois Majors, 3º em um e 5º em outro. Em abril, o inglês Danny Willett surpreendeu ao vencer o Masters, sem ter praticamente nenhum resultado importante antes disso. O espanhol Sergio Garcia tem 9 títulos no PGA Tour e vem bem no ano com dois quintos lugares nos Majors. O sul-africano Justin Rose venceu o US Open em 2013 e teve um ótimo ano de 2015. Ficar esperto com o irlandês Padraig Harrington, que não faz boa temporada, mas tem 3 Majors na carreira.

E o Brasil? Adilson da Silva é o atual 278º do mundo e não briga por medalha.  Se ficar na metade de cima do ranking (top-30) já está muito no lucro. Seu melhor resultado no ano foi o vice em uma etapa da Sunshine Cup, circuito africano de golfe, na Suazilândia.

Meu Pódio: Ouro – Bubba Watson (USA); Prata – Sergio Garcia (ESP); Bronze – Henrik Stenson (SWE)

Feminino

Pódio em Londres-2012: evento não disputado

Último Mundial: não existe mundial de golfe feminino

578c176c11773_lydia_ko_1boo5qu-1boo5rc

Lydia Ko (NZL)

A competição feminina terá um nível relativamente melhor que a masculina. Praticamente metade das 50 primeiras estarão no Rio e não tivemos quase nenhuma desistência. 9 das 0 melhores do mundo vem aos Jogos. Disparada na liderança da ranking a neozelandesa Lydia Ko é a grande favorita ao ouro. Com apenas 19 anos, Ko já venceu 14 torneios do circuito feminino, onde joga desde os 15 anos! Este ano já venceu 4 torneios, incluindo o ANA Inspiration, um dos 5 Majors femininos. Ele foi top-3 nos últimos 5 Majors disputados.

Segunda do mundo, a canadense Brooke Henderson venceu o PGA Championship feminino este ano. Com apenas 18 anos, é outra grande jogadora jovem do circuito. Com 17 títulos, sendo 7 Majors (3 em 2013), a sul-coreana Inbee Park é uma das grandes jogadoras da história do golfe feminino. Juntam-se a Park outras 3 fortes sul-coreanas que estão entre as 10 do mundo: Kim Sei-young, Amy Yang e Chun In-gee. Também de olho na americana Lexi Thompson, na tailandesa Ariya Jutanugarn, que venceu 3 títulos esse ano, e a japonesa Haru Nomura.

E o Brasil? Duas brasileiras vão cumprir tabela nos Jogos: Miriam Nagl e Victoria Lovelady. Miriam é 451ª do mundo e Victoria a 470ª. Brigam para não ficar entre as últimas.

Meu Pódio: Ouro – Lydia Ko (NZL); Prata – Inbee Park (KOR); Bronze – Brooke Henderson (CAN)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s