Evolução no atletismo! Será?

Assim como fiz o exercício comparando o Europeu de natação e o Maria Lenk, uma comparação do Europeu de atletismo que acabou neste domingo com o Troféu Brasil de atletismo.

martin

Se juntarmos as marcas brasileiras com as europeias, o Brasil venceria 5 ouros, 3 pratas e 4 bronzes! Thiago Braz e Fabiana Murer fariam dobradinha no salto com vara. Ele fez 5,70m e ela segue com a melhor marca do mundo este ano mesmo após a seletiva americana com 4,87m.

Jorge Vides seria ouro nos 200m com 20.40 e Vitor Hugo dos Santos ficaria com o bronze na prova com 20.50. As medalhas inesperadas seriam nos 1.500m, graças a provas bem fracas do Europeu. Carlos Santos venceria o ouro e Lutimar Paes a prata no masculino e o pódio no feminino seria todo brasileiro, com ouro de Tatiane da Silva. As outras medalhas virtuais seriam a prata de Altobeli Silva nos 3.000m com obstáculos, o bronze de Eliane Martins no salto em distância e um bronze de Higor Alves na mesma prova.

O que isso significa? Quase nada. As marcas do salto com vara com certeza são excelentes e colocam os brasileiros entre os candidatos ao pódio. Mas todas as outras são inexpressivas, principalmente nas provas mais longas. Na natação, a comparação de tempos é algo bem razoável, pois as condições são bem parecidas, mas no atletismo isso não existe. Nas provas longas, por exemplo, o ritmo da prova é o que conta e não há a menor possibilidade de comparação.

Não deixa de ser algo interessante e mostra que o atletismo tem melhorado e as marcas seguem em evolução, mas ainda estamos muito longe de sonhar com grandes resultados, tirando uma ou outra prova.

Nos Jogos, de olho apenas nos saltos com vara e nas marchas 20km.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s