Prévias Rio-2016: Remo feminino

Single skiff feminino

Pódio Londres-2012: Ouro – Miroslava Knapkova (CZE); Prata – Fie Udby Erichsen (DEN); Bronze – Kim Brennan (AUS)

Último Mundial (2015): Ouro – Kim Brennan (AUS); Prata – Miroslava Kanpkova (CZE); Bronze – Jingli Duan (CHN)

Kim Brennan (AUS)

A australiana Kim Brennan (1P-1B) tem dominado a prova nos dois últimos anos, quando ainda era conhecida pelo seu nome de solteira, Kim Crow. Desde a prata no Mundial de 2014, foram 16 vitórias seguidas, incluindo 4 Copas do Mundo e o Mundial de 2015. A atual campeã olímpica é a checa Miroslava Knapkova (1O), pódio em 6 mundiais nesta prova. Neste ano, Knapkova venceu uma Copa do Mundo e foi bronze em outra, mas decepcionou com o 6º lugar no europeu. Ainda assim, foi top-2 em todas as provas que disputou no ano passado.

A neozelandesa Emma Twigg venceu a prova no mundial de 2014, mas não fez parte da seleção de seu país e ficou de fora das competições em 2015. Fora do Mundial que classificou pros Jogos, Twigg venceu este ano o pré-olímpico mundial e estará nos Jogos. Após isso, ainda foi prata em etapa da Copa do Mundo na Polônia e chega a sua 3ª Olimpíada forte em busca de sua 1ª medalha. De olho também na dinamarquesa Fie Udby Erichsen, na americana Gevvie Stone, na lituana Lina Saltyte e na austríaca Magdalena Lobnig, campeã europeia este ano.

E o Brasil? O Brasil não participará da prova.

Meu Pódio: Ouro – Kim Brennan (AUS); Prata – Emma Twigg (NZL); Bronze – Miroslava Knapkova (CZE)

Double skiff feminino

Pódio de Londres-2012: Ouro – Anna Watkins/Katherine Grainger (GBR); Prata – Kim Brennan/Brooke Pratley (AUS); Bronze – Magdalena Fularczyk/Julia Michalska (POL)

Último Mundial (2015): Ouro – Eve MacFarlane/Zoe Stevenson (NZL); Prata – Aikaterini Nikolaidou/Sofia Asoumanaki (GRE); Bronze – Julie Lier/Mareike Adams (GER)

Uma categoria bem aberta, sem favoritas. As neozelandesas Eve MacFarlane e Zoe Stevenson são as atuais campeãs mundiais e levaram duas Copas do Mundo no ano passado, mas esse ano ainda não convenceram e não chegam como grandes favoritas como eram em 2015. A dupla polonesa Magdalena Fularczyk (1B) e Natalia Madaj venceu duas etapas este ano e é a parceria mais consistente em 2015.

As britânicas Katherine Grainger (1O-3P) e Victoria Thonrley ficaram em 6º no Mundial do ano passado, mas podem surpreender, por conta do história de Grainger de 4 medalhas em 4 Olimpíadas. Outras duplas fortes são as gregas Sofia Asoumanaki e Aikaterini Nikolaidou, atuais vice campeãs mundiais, as bielorrussas Yuliya Bichyk e Tatsiana Kukhta, campeão do Europeu este ano, além dos barcos da Alemanha e Austrália.

E o Brasil? O Brasil não disputará a prova.

Meu Pódio: Ouro – Magdalena Fularczyk/Natalia Madaj (POL); Prata – Eve MacFarlane/Zoe Stevenson (NZL); Bronze – Sofia Asoumanaki/Aikaterini Nikolaidou (GRE)

Double skiff peso leve feminino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Katherine Copeland/Sophie Hoskins (GBR); Prata – Xu Dongxiang/Huang Wenyi (CHN); Bronze – Christina Giazitzidou/Alexandra Tsiavou (GRE)

Último Mundial (2015): Ouro – Sophie Mackenzie/Julia Edward (NZL); Prata – Katherine Copeland/Charlotte Taylor (GBR); Bronze – Ursula Grobler/Kirsten McCann (RSA)

Sophie Mackenzie e Julia Edward (NZL)

Atuais bicampeãs mundiais, as neozelandesas Sophie Mackenzie e Julia Edward vem bem no ano com dois bronzes em Copas do Mundo. Katherine Copeland (1O) venceu o ouro em Londres e agora tem como nova parceira Charlotte Taylor, com quem foi prata no mundial do ano passado. Mas este ano a dupla disputou apenas o europeu, onde ficou apenas em 2º lugar na Final B!

Bronze no último mundial, as sul-africanas Ursula Grobler e Kirsten McCann já subiram duas vezes ao pódio este ano em Copas do Mundo. Quem vem surpreendendo é o barco da Holanda. Ilse Paulis e Maaike Head foram ouro em 2014 no Mundial, mas na prova do skiff quádruplo leve. Como dupla, esse ano venceram o europeu, o pré-olímpico mundial e uma Copa do Mundo, vindo embaladas e em ascensão. Também ficar de olho na dupla do Canadá que venceu uma Copa do Mundo este ano, na China, na Dinamarca e na potência Alemanha.

E o Brasil? Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi surpreenderam ao vencer o pré-olímpico latino-americano e se classificar pros Jogos. Assim como nesta prova no masculino, uma Final B já seria um grande resultado para elas.

Meu Pódio: Ouro – Sophie Mackenzie/Julia Edward (NZL); Prata – Ilse Paulis/Maaike Head (NED); Bronze – Ursula Grobler/Kirsten McCann (RSA)

Skiff quádruplo feminino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Ucrânia; Prata – Alemanha; Bronze – Estados Unidos

Último Mundial (2015): Ouro – Estados Unidos; Prata – Alemanha; Bronze – Holanda

A disputa aparentemente será entre Alemanha e Polônia. Cada barco tem 2 ouros e 1 prata este ano. As polonesas venceram duas etapas da Copa do Mundo e as alemãs a outra etapa e o europeu. As alemãs vem com duas atletas que foram prata em Londres: Carina Bär (1P) e Annekatrin Thiele (2P).

Atual campeã olímpica, a Ucrânia foi vice no pré-olímpico mundial e conta apenas com uma remanescente do ouro em Londres, Anastasiya Kozhenkova (1O), e deve ficar de fora do pódio dessa vez. A equipe dos Estados Unidos tem duas atletas do bronze em Londres, mas não competiu com sua formação completa este ano ainda. O barco americano venceu o Mundial de 2015, mas só duas atletas deste barco campeão virão ao Rio. Podem vencer como poder ir mal. Completam a prova a Holanda, que subiu ao pódio nas 3 Copas do Mundo este ano, Austrália e China.

E o Brasil? O Brasil não participará da prova.

Meu Pódio: Ouro – Polônia; Prata – Alemanha; Bronze – Holanda

Dois sem feminino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Helen Glover/Heather Stanning (GBR); Prata – Kate Hornsey/Sarah Tait (AUS); Bronze – Juliette Haigh/Rebecca Scown (NZL)

Último Mundial (2015): Ouro – Helen Glover/Heater Stanning (GBR); Prata – Grace Prendergast/Kerri Gowler (NZL); Bronze – Felice Mueller/Eleanor Logan (USA)

Helen Glover e Heather Stanning (GBR)

Campeãs olímpicas em Londres em 2012, quando deram o 1º ouro britânico nos Jogos, Helen Glover (1O) e Heather Stanning (1O) seguem dominando a prova. Foram campeãs mundiais em 2014 e 2015, europeias em 2015 e 16 e faturaram 5 Copas do Mundo neste ciclo olímpico. No europeu, venceram por 8s de diferença! Favoritas ao bicampeonato. Glover ainda venceu o Mundial de 2013, com outra parceira.

As neozelandesas Genevieve Behrent e Rebecca Scown (1B) conseguiram duas pratas esse ano e vêm bem. Scown foi bronze em Londres com outra parceira. As americanas Grace Luczak e Felice Mueller venceram uma Copa do Mundo este ano e foram bronze no Mundial de 2015 e podem atrapalhar a festa. Também de olho nos barcos da Romênia, África do Sul, Dinamarca e Alemanha.

E o Brasil? O Brasil não participará da prova.

Meu Pódio: Ouro – Helen Glover/Heather Stanning (GBR); Prata – Genevieve Behrent/Rebecca Scown (NZL); Bronze – Kate Christowitz/Lee-Ann Persse (RSA)

Oito com feminino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Estados Unidos; Prata – Canadá; Bronze – Holanda

Último Mundial (2015): Ouro – Estados Unidos; Prata – Nova Zelândia; Bronze – Canadá

A última vez que um barco dos Estados Unidos não venceu o oito com feminino em uma competição mundial foi no Mundial de 2005! Desde então foram 8 títulos mundiais e 2 olímpicos para as americanas. Ano passado, venceram o mundial por pouco mais de 3s e tem tudo para levar mais um ouro. Nos dois últimos mundiais, foi a timoneira Katelin Snyder que liderou a equipe.

A equipe britânica vem forte e tem grande tradição no esporte e pode acabar com a festa americana. Nova Zelândia e Canadá, que estivera no pódio em 2015 também podem atrapalhar e completam o plantel da prova Rússia, a poderosa Romênia, e Holanda.

E o Brasil? O Brasil não participará da prova.

Meu Pódio: Ouro – Estados Unidos; Prata – Grã-Bretanha; Bronze – Nova Zelândia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s