Prévias Rio-2016: Remo masculino

Single skiff masculino

Pódio em Londres-2016: Ouro – Mahé Drysdale (NZL); Prata – Ondrej Synek (CZE); Bronze – Alan Campbell (GBR)

Último Mundial (2015): Ouro – Ondrej Synek (CZE); Prata – Mahé Drysdale (NZL); Bronze – Mindaugas Griskonis (LTU)

ondrejsynekworldrowingchampionshipsday8azvrdj9qwel

Ondrej Synek (CZE)

Apesar de ficar com a prata em Londres e em Pequim, o checo Ondrej Synek (2P) é o nome da prova na atualidade. Ele é o atual tricampeão mundial, mas não venceu uma Copa do Mundo desde 2013. Synek vai brigar com o neozelandês Mahé Drysdale (1O-1B), que venceu nada menos que 5 títulos mundiais no single skiff, o último conquistado em 2011. Drysdale está com 37 anos, mas segue em altíssimo nível, vencendo duas etapas da Copa do Mundo este ano.

Bronze no último mundial, o lituano Mindaugas Griskonis foi vice europeu e também entra na briga. Quem levou o Europeu este ano foi o croata Damir Martin, que também conquistou um ouro e um bronze na Copa do Mundo este ano. Bronze em 2012, o britânico Alan Campbell foi bronze no europeu e em uma etapa este ano. Também ficar de olho  o norueguês Nils Jakob Hoff e no cubano Angel Fournier.

E o Brasil? Nenhum brasileiro disputa a prova.

Meu Pódio: Ouro – Ondrej Synek (CZE); Prata – Mahé Drysdale (NZL); Bronze – Damir Martin (CRO)

Double skiff masculino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Nathan Cohen/Joseph Sullivan (NZL); Prata – Alessio Sartori/Romano Battisti (ITA); Bronze – Luka Spik/Iztok Cop (SLO)

Último Mundial (2015): Ouro – Martin Sinkovic/Valent Sinkovic (CRO); Prata – Rolandas Mascinkas/Saulius Ritter (LTU); Bronze – Robbie Manson/Christopher Harris (NZL)

Os irmãos Martin e Valent Sinkovic (1P cada) foram prata no skiff quádruplo em Londres e agora remam sozinhos e estão invictos a 26 regatas! Foram 9 ouros seguidos, incluindo os 2 últimos mundiais, 6 Copas do Mundo e um europeu. Favoritíssimos ao ouro, terão como um dos principais adversários os lituanos Rolandas Mascinkas e Saulius Ritter, que foram prata nos mundiais de 2013 e 2015. Este ano foram bronze no Europeu e em uma Copa do Mundo.

Os neozelandeses Robbie Manson e Christopher Harris foram bronze no mundial de 2015 e tem duas medalhas este ano. De olho também na dupla alemã de Marcel Hacker (1B) e Stephan Krüger e nos noruegueses Kjetil Borch e Olaf Tufte (2O-1P), veterano indo para sua 5ª Olimpíada.

E o Brasil? Nenhum brasileiro disputa a prova.

Meu Pódio: Ouro – Martin Sinkovic/Valent Sinkovic (CRO); Prata – Rolandas Mascinkas/Saulius Ritter (LTU); Bronze – Marcel Hacker/Stephan Krüger (GER)

Double skiff peso leve masculino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Mads Rasmussen/Rasmus Quist Hansen (DEN); Prata – Zac Purchase/Mark Hunter (GBR); Bronze – Storm Uru/Peter Taylor (NZL)

Último Mundial (2015): Ouro – Stany Delayre/Jérémie Azou (FRA); Prata – Will Fletcher/Richard Chambers (GBR); Bronze – Kristoffer Brun/Are Strandli (NOR)

jeremie-azou-et-stany-delayre-au-second-plan_2779546_800x400

Stany Delayre e Jeremie Azou (FRA)

Os franceses Stany Delayre e Jérémie Azou são os favoritos da prova. Campeões mundiais em 2015 e prata em 2014, este ano venceram duas etapas da Copa do Mundo. Já são 19 vitórias consecutivas para a dupla, que não perde uma regata desde o Mundial de 2014. Quem poderia tirar o ouro dos franceses é a dupla norueguesa de Kristoffer Brun e Are Strandli, que já tem 5 pódios seguidos. Este ano foram 2 pratas e o bronze no Europeu.

A dupla britânica de Will Fletcher e Richard Chambers (1P) foi prata no último mundial, mas este ano não pegou pódio nas Copas do Mundo. De olho também na boa dupla sul-africana de James Thompson (1O) e John Smith (1O), que fizeram parte da equipe de quatro sem campeã olímpica em Londres. Campeões em Londres, os dinamarqueses Mads Rasmussen (1O-1B) e Rasmus Quist Hanse (1O-1B) subiram ao pódio nas duas últimas Olimpíadas, mas só se classificaram para o Rio-2016 na regata europeia, com o 3º lugar. Eles ficaram quase 3 anos sem competir após os Jogos de 2012.

E o Brasil? William Giaretton e Xavier Vela surpreenderam ao vencer a regata latino-americana pré-olímpica. A dupla tem ido razoavelmente bem nas Copas do Mundo, com duas finais B. O objetivo nos Jogos é chegar pelo menos a uma Final B, o que seria um excelente resultado

Meu Pódio: Ouro – Stany Delayre/Jérémie Azou (FRA); Prata – Kristoffer Brun/Are Strandli (NOR); Bronze – James Thompson/John Smith (RSA)

Skiff quádruplo masculino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Alemanha; Prata – Croácia; Bronze – Austrália

Último Mundial (2015): Ouro – Alemanha – Prata – Austrália; Bronze – Estônia

A equipe alemã vem forte, com 3 nomes do barco campeão em Londres: Lauritz Schoof (1O), Karl Schulz (1O) e Philipp Wende (1O). Hans Gruhne completa a equipe. Apesar da força, a equipe alemã tem falhado este ano, com apenas uma prata em uma Copa do Mundo. Já a equipe da Austrália venceu duas etapas este ano e conta com dois medlahistas de bronze em Londres: Karsten Forsteling (1B) e James McRae (1B).

O quarteto da Estônia com Tonu Endrekson (1P) venceu o Europeu este ano. Ficar de olho também na boa equipe da Grã-Bretanha e no forte barco da Suíça.

E o Brasil? O Brasil não disputará a prova.

Meu Pódio: Ouro – Austrália; Prata – Alemanha; Bronze – Estônia

Dois sem masculino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Eric Murray/Hamish Bond (NZL); Prata – Germain Chardin/Dorian Mortelette (FRA); Bronze – George Nash/William Satch (GBR)

Último Mundial: Ouro – Eric Murray/Hamish Bond (NZL); Prata – James Foad/Matthew Langridge (GBR); Bronze – Milos Vasic/Nenad Bedik (SRB)

fisarowingworldchampionshipsdaysixqnlqilgmxlpl

Eric Murray e Hamish Bond (NZL)

O ouro mais fácil de se prever é nesta prova, que irá para a dupla neozelandesa Eric Murray (1O) e Hamish Bond (1O). Já falei deles aqui. Com as 2 vitórias na Copa do Mundo este ano, eles chegam a espetacular sequencia de 66 regatas consecutivas vencidas no dois sem! Como dupla, eles jamais perderam uma regata sequer. Desde então são 6 títulos mundiais e um ouro olímpico.

A recém formada dupla britânica de Stewart Innes e Alan Sinclair foi escolhida no lugar dos medalhistas de pratas dos dois últimos mundiais, James Foad e Matthew Langridge. Com apenas 2 provas disputadas, eles foram prata no europeu esse ano e bronze na 3ª etapa da Copa do Mundo este ano. Os sérvios Nenad Bedik e Milos Vasic venceram a única etapa da Copa do Mundo não disputada pelos neozelandeses. Os franceses Germain Chardin (1P-1B) e Dorian Mortelette (1P-1B) foram prata em Londres, mas não disputam uma final A desde o Europeu de 2015, quando foram prata. Também brigam pelo pódio os barcos da Holanda, 2 pratas e 1 bronze nesta temporada, Itália e Austrália.

E o Brasil? O Brasil não disputará a prova.

Meu Pódio: Ouro – Eric Murray/Hamish Bond (NZL); Prata – Nenad Bedik/Milos Vasic (SRB); Bronze – Roel Braas/Mitchel Steenam (NED)

Quatro sem masculino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Grã-Bretanha; Prata – Austrália; Bronze – Estados Unidos

Último Mundial (2015): Ouro – Itália; Prata – Austrália; Bronze – Grã-Bretanha

O barco da Austrália esteve no pódio dos mundiais desde 2011 e foi prata em Londres. Restam na equipe hoje dois atletas medalhas de prata em Londres: Joshua Dunkley-Smith (1P) e William Lockwood (1P) e este ano obtiveram uma prata e um bronze. Mas os favoritos são os britânicos. Formados por quatro remadores medalhistas em 2012, em 3 provas diferentes, o quarteto venceu as duas provas que disputou este ano. Estão na equipe Alex Gregory (1O), o único que venceu esta prova em Londres, Constantine Louloudis (1B), George Nash (1B) e Mohamed Sbihi (1B).

A equipe italiana venceu o último mundial e levou 2 pratas já esse ano. Holanda, AlemanhaEUA também brigam pelo pódio.

E o Brasil? O Brasil não disputará a prova.

Meu Pódio: Ouro – Grã-Bretanha; Prata – Austrália; Bronze – Holanda

Quatro sem peso leve masculino

Pódio em Londres-2012: Ouro – África do Sul; Prata – Grã-Bretanha; Bronze – Dinamarca

Último Mundial (2015): Ouro – Suíça; Prata – Dinamarca; Bronze – França

A equipe da Dinamarca, formada por Jacob Barsoe (1B), Morten Jorgensen (1O-1B), Kasper Jorgensen (1B) e Jacob Sogard venceu com 3 desses atletas os mundiais de 2013 e 2014 e foi prata em 2015. Este ano, fracassou no europeu com apenas um 6º lugar, mas venceu duas medalhas na Copa do Mundo. Já a equipe da Suíça foi ouro no último mundial, além do ouro no europeu este ano e é a favorita ao ouro.

A equipe da Nova Zelândia, liderada pelo medalhista em Londres no double skiff leve Peter Taylor (1B), faturou duas etapas este ano e vem forte. Prata em Londres, a Grã-Bretanha não deve ser esquecida, assim como a França, bronze no último mundial.

E o Brasil? O Brasil não disputará a prova.

Meu Pódio: Ouro – Suíça; Prata – Nova Zelândia; Bronze – Dinamarca

Oito com masculino

Pódio em Londres-2012: Ouro – Alemanha; Prata- Canadá; Bronze – Grã-Bretanha

Último Mundial (2015): Ouro – Grã-Bretanha; Prata – Alemanha; Bronze – Holanda

phelan-hill-5

Grã-Bretanha

Numa prova que por muito tempo foi dominada pelos americanos, tem hoje como grande força a Grã-Bretanha. Liderados pelo timoneiro Phelan Hill (1O), a equipe venceu os últimos 3 mundiais e é favorita ao ouro da prova mais rápida (e mais bonita) do remo. Com ele, a Grã-Bretanha não vence uma Copa do Mundo desde 2013, mas os 3 títulos mundiais ainda os colocam como favoritos. Campeões em Londres, a Alemanha foi prata nesses 3 mundiais, sempre com o veterano timoneiro Martin Sauer (1O), pódio nos últimos 6 mundiais!

A equipe da Holanda foi bronze no último Mundial e venceu uma etapa este ano. Completam o plantel a Nova Zelândia, Rússia, EUA e Polônia.

E o Brasil? O Brasil não disputará a prova.

Meu Pódio: Ouro – Grã-Bretanha; Prata – Alemanha; Bronze – EUA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s