Perfil 2016 – Maris Stromberg (LAT)

001111a9f7bb0a188e5236

32/75

Maris Strombergs

Ciclismo BMX

Jogos Olímpicos: 2 ouros

Mundiais: 2 ouros e 1 prata

 

Bicampeão no BMX, o letão Maris Strombergs segue na elite em busca do 3º ouro olímpico.

Nascido em 1987 em Valmiera, Strombergs já vencia n BMX desde criança. Em 1996, aos 9 anos, foi campeão mundial nesta categoria de idade no 1º Mundial da modalidade. Com 14 anos, foi campeão europeu nesta categoria em 2001. Em 2004, foi bronze no Mundial na categoria juvenil com 17 anos.

Com a inclusão do BMX no programa olímpico em Pequim-2008, Strombergs foi campeão mundial em maio de 2008, na China, e campeão europeu, chegando para os Jogos como grande favorito. Foi o 2º no ranqueamento da prova olímpica e venceu seu grupo de quartas de final. Nas semifinais, com 3 baterias, venceu as 3, sempre sobrando. Na final, com 36.190, levou o ouro com quase meio segundo de vantagem.

olympicsday13cyclingbmxw0sxdqsvy6fx

Em 2009, foi disputar os circuitos americanos de BMX, venceu a national Cycling League e foi vice na American Cycling Association. No Mundial, chegou à final, mas acabou em 4º lugar. Em 2010, o letão venceu a Copa do Mundo e voltou ao topo do pódio no Mundial, na África do Sul. No final do ano, sofreu uma queda em prova, se machucando. Voltou apenas na metade de 2011, ficando em 3º em prova nos EUA. No Mundial de Copenhagen, ficou com a prata.

Em 2012, foi desclassificado nas primeira rodadas do Mundial. Nos Jogos de Londres, começou mal, em 11º no ranqueamento. Nas 4as, passou em 2º no seu grupo e foi apenas o 3º na sua semifinal, mas avançou à final. Na final, liderou do início ao fim e nem viu a queda dos favoritos Liam Phillips e Connor Fields. Dominou a prova e se tornou bicampeão olímpico.

Voltou ao topo do campeonato europeu em 2013 e 2014, mas não subiu mais ao pódio em Mundiais. Neste ano, Strombergs venceu a etapa de Papendal da Copa do Mundo e chegou às semifinais do Mundial, mas nunca subestime o bicampeão olímpico que ainda segue em alta e cresce muito em momentos importantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s