Perfil 2016 – Li Xiaoxia (CHN)

20/75

Li Xiaoxia

Tênis de Mesa

Individual e Equipes

Jogo0s Olímpicos: 2 ouros

Mundiais: 9 ouros, 5 pratas e 2 bronzes

 

Uma enorme certeza que temos são os ouros chineses no tênis de mesa. No feminino, Li Xiaoxia é a favorita, mas pode tropeçar para sua compatriota Ding Ning na final. Bicampeã olímpica, chegará ao Rio como apenas a 6ª do mundo, mas ainda a favorita ao ouro.

Nascida em Anshan, na província de Liaoning em 1988, Li Xiaoxia entrou na equipe chinesa em 2001, com apenas 13 anos, vencendo nas duplas o Campeonato Asiático Infanto-juvenil deste ano e chagando na semifinal do individual. Ainda muito jovem, em 2002, disputou seu 1º circuito mundial, participando de 5 etapas. Apesar de não vencer nenhuma no individual, foi vice nas duplas em todas essas 5 etapas!

Em 2003, no Mundial Juvenil, foi o grande destaque com 4 medalhas. Disputado em Santiago, no Chile, Li foi ouro nas duplas, nas duplas mistas, na prova por equipes e ficou com o bronze no individual, após perder na semifinal. No asiático infanto-juvenil deste foi campeã nas mistas e por equipes e bronze no individual. No asiático adulto, Li foi campeã por equipes e perdeu nas quartas no individual.

Em 2004 voltou ao circuito, disputando mais 5 etapas, conquistando dois torneios de duplas. No ano seguinte, venceu sua primeira etapa, no forte Aberto de Shenzhen. Aos 18 anos, em 2006, teve uma bela temporada. Disputou seu 1º Mundial adulto, ajudando a China a conquistar o título mundial por equipes em Bremen. Medalhou em 6 etapas do circuito nas duplas e em 3 nas simples, se classificando para o torneio final do circuito. Ela encerrou o ano com o ouro nas duplas nos Jogos Asiáticos ao lado de Guo Yue em Doha e com o vice no Tour Finals em Hong Kong.

Em 2007, faturou 3 etapas do circuito, em Bremen, Estocolmo e Doha e o Tour Finals, em Pequim. Em seu primeiro mundial individual, Li perdeu a final de simples para Guo Yue por 4-3 e a final de duplas femininas. Em 2008 venceu o aberto de Xangai e de Singapura e a Copa do Mundo. No Mundial por equipes, sua 4ª medalha, com mais um título chinês. Mesmo sendo 3ª do mundo na época, não foi selecionada para os Jogos de Pequim. Em novembro deste ano se tornou a número 1 do mundo no feminino.

2009 foi um ano em que ela disputou apenas 5 torneios internacionais. No asiático, foi vice em simples, mas faturou 3 ouros nas duplas femininas, mistas e por equipe. No Mundial de Yokohama, Li foi campeã de duplas ao lado de Guo Yue e bronze em simples, perdendo na semifinal novamente para a mesmo Guo Yue. No ano seguinte faturou 2 ouros nos Jogos Asiáticos, mas no Mundial por Equipes sofreram uma derrota histórica na final para Singapura, embora Li não tenha jogado na final.

No ano de 2011, Li se manteve bem ocupada em sua preparação olímpica. Disputou 7 torneios do circuito, mas não venceu nenhum em simples. Nas duplas, levou 5 e foi vice nos outros dois. No Mundial, chegou a final, mas perdeu para Ding Ning por 4-2. Nas duplas, venceu o Mundial pela 2ª vez seguida, novamente ao lado de Guo Yue. No ano olímpico, ajudou a China a recuperar o título mundial por equipes, com 3-0 na final sobre Singapura, onde Li venceu o seu jogo. Selecionada para os Jogos de Londres, Li sofreu na estreia contra a americana Ariel Hsing, vencendo por 4-2, mas depois venceu mais 4 jogos perdendo no máximo 1 game por partida. Na final, o troco sobre Ding Ning, levando o ouro com 4-1. Por equipes, as duas ao lado de Guo Yue não perderam nenhuma partida para faturar o 2º ouro olímpico.

Em 2013, venceu a etapa chinesa do circuito e foi vice na Áustria, mas a consagração do ano veio no Mundial, em Paris, quando veio seu 1º título mundial individual.Venceu outras 4 chinesas no caminho do título, incluindo Liu Shiwen na final, por 4-2. Nas duplas, o 3º título seguido ao lado de Guo Yue.

No ano seguinte, em 2014, sjudou a China a conquistar mais um título mundial por equipes, vencendo suas 6 partidas, incluindo na final contra o Japão. Jogou em poucos torneios no ano e ficou com o vice na Copa do Mundo. Em 2015, foi bronze no Mundial e, agora jogando com Ding Ning, perdeu a final de duplas femininas, ficando com a prata.

Disputou em 2016 apenas 3 torneios, vencendo o Aberto do Kuwait e o pré-olímpico do leste asiático. Na Copa da Ásia, perdeu na final para Liu Shiwen.

Assim como boa parte dos chineses, tem um currículo no esporte invejável e tem tudo para levar mais dois ouros olímpicos.

Anúncios

Um pensamento sobre “Perfil 2016 – Li Xiaoxia (CHN)

  1. Pingback: Prévias Rio-2016: Tênis de Mesa |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s