Perfil 2016 – Abdulrashid Sadulaev (RUS)

15/75

Abdulrashid Sadulaev

Luta Livre

85kg

Mundiais: 2 ouros

 

 

Com apenas 20 anos, o russo Abdulrashid Sadulaevé hoje o principal nome da luta livre mundial.

De origem sunita, Sadulaev nasceu na República do Daguestão, que fica no sul da Rússia, fazendo fronteira com o Azerbaijão, Geórgia e a Chechênia, região muito forte no esporte. Sua estreia internacional foi no Mundial cadete em 2012, no Azerbaijão. Com 4 vitórias, sendo duas por encostamento, ficou com o título mundial.

Em 2013, voltou pro Mundial cadete na Sérvia, onde arrasou seus adversários. Precisou de 20s na semifinal para vencer e na grande final, encostou turco em 46s para se tornar bicampeão mundial da categoria. 3 meses depois, fez sua estreia em torneio adultos no Memorial Heydar Aliyev, no Azerbaijão, onde perdeu na estreia por encostamento para o azeri Gamzat Osmanov. Voltou na repescagem, venceu duas lutas e foi bronze.

Daí em diante, Sadulaev não soube mais o que é perder. Em 2014, venceu os tradicionais Grands Prix Ivan Yarygin na Rússia e Yasar Dogu, na Turquia. Dois meses depois, no Europeu na Finlândia, venceu 5 lutas e fechou o ouro com 5-2 na final sobre o bielorrusso Murad Gaidarov. Ainda em 2014, foi ouro em torneio na Polônia e chegou no Mundial, em setembro no Uzbequistão como favorito. Em seu primeiro mundial adulto, Sadulaev passeou. Em 3 das 5 lutas precisou de menos de 1min30s. Na final, em 1min25s, encostou o cubano Reineris Salas para levar seu primeiro mundial adulto.

Em 2015, o russo faturou torneio na Bielorrússia em março. Em junho, na primeira edição dos Jogos Europeus em Baku, mais 4 vitórias e o ouro, derrotando na final o moldavo Piotr Ianulov. Em setembro, no Mundial de Las Vegas, sua primeira competição fora da Europa, Sadulaev precisou de 6 lutas para chegar a mais um ouro. Na final, venceu o turco Selim Yasar por 6-0 e faturou seu 2º título mundial.

Neste ano, já venceu o Europeu Sub23 na Bulgária, com 4 encostamentos. Considerando as seletivas russas, Sadulaev tem um retrospecto oficial de 64 vitórias e apenas 1 derrota. Aos 20 anos, é um ouro quase que certo para a Rússia na categoria 86kg da luta livre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s