Perfil 2016 – Ilia Ilyin (KAZ)

13/75

Ilia Ilyin

Levantamento de Peso

Até 105kg masculino

Jogos Olímpicos: 2 ouros

Mundiais: 4 ouros

O cazaque Ilya Ilyin não sabe o que é perder.

Apesar do baixo número de competições que disputa, ele jamais deixou de ganhar o ouro quando subiu para competir no levantamento de peso, mesmo subindo duas vezes de categoria.

Sua carreira internacional começou em 2005, aos 17 anos, quando se tornou campeão mundial juvenil na categoria 85kg, com 374kg no total. No mesmo ano, foi para o Mundial em Doha. Ele começou mal no arranco, ficando em 7º com 170kg a 15kg do líder, que quebrou o recorde mundial na ocasião, mas com um belo arremesso de 216kg, somou 386kg para faturar seu primeiro título mundial com 1kg de vantagem sobre chinês. Neste ano, foi eleito o Atleta do Ano pela IWF pela 1ª vez.

Em 2006, Ilyin subiu de peso, agora competindo nos 94kg. Ainda como juvenil, venceu o Mundial da categoria, passando dos 400kg no total pela 1ª vez. No Mundial adulto, fez parte de uma prova espetacular. No arrnaco, fez a 3ª marca com 175kg, atrás de dois russos, Roman Konstantinov com 177kg e Mukhama Sozaev com 176kg. No arremesso, fez a 2ª marca com 217kg, 2kg pior que o polonês Szymon Kolecki. No total, Ilyin, Kolecki e Konstantinov empataram com 392kg com Sozaev logo atrás com 391kg, mas por ser o mais leve, Ilyin faturou seu 2º título mundial, ainda com 18 anos! Encerrou o ano com o título dos Jogos Asiáticos, em Doha. Foi novamente escolhido como melhor atleta do ano.

O cazaque só voltou a competir nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Com 180kg no arrnaco e 226kg no arremesso, somou 406kg no total para vencer seu 1º título olímpico, 3kg a mais que Kolecki, faturou um dos dois ouros cazaques nos jogos chineses.

Em mais um longo hiato de competição, Ilyin só voltou a competir no final de 2010, vencendo os Jogos Asiáticos pela 2ª vez, com 394kg no total, em Guangzhou. No ano seguinte, no Mundial de Paris, ele novamente venceu no desempate! Mal no arranco em 5º com 181kg, venceu o arremesso com 226kg, o suficiente para empatar com o ucraniano Artem Ivanov com 407kg no total, mas por ser mais leve, ficou com o ouro.

Nos Jogos de Londres, chegou como grande favorito e sobrou na prova. No arranco, fez sua melhor marca da carreira com 185kg e, graças ao excelente arremesso de 233kg, também seu melhor da vida e recorde mundial, somou 418kg (mais um recorde mundial) para faturar seu 2º título olímpico.

Com mais um intervalo de 2 anos, o cazaque voltou às competições no Mundial de 2014, subindo de categoria para os 105kg. Ele foi 3º no arranco com 190kg, mas com 242kg, bateu o recorde mundial e ficou com o ouro com 432kg. Novamente ele empatou, agora com o uzbeque Ruslan Nurudinov, mas levou por ser mais leve. Em 2015, ele disputou apenas a Copa Presidente, na Rússia, onde venceu com 437kg no total, mais um recorde mundial para sua carreira. Nos dois anos ele foi eleito o melhor atleta do ano pela IWF!

Sem nunca ter sido derrotado, Ilia Ilyin virá ao Rio como favorito ao 3º ouro, podendo se tornar apenas o 5º atleta da história com 3 ouros no levantamento de peso, se juntando a lendas como Pyrros Dimas, Kakhi Kakhiashvili, Halil Mutlu e Naim Suleymanoglu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s