Perfil 2016 – Snjezana Pejcic (CRO)

12/75

Snjezana Pejcic

Tiro

Rifle de ar 10m e Rifle de 3 posições 50m

Jogos Olímpicos: 1 bronze

Mundiais: 1 prata

Apesar de sua única medalha olímpica ser no rifle de ar 10m, a croata Snjezana Pejcic é a favorita do rifle de 3 posições 50m.

Nascida em Rijeka, no noroeste da Croácia em 1982, Pejcic é o principal nome do rifle feminino hoje e lidera o ranking mundial da prova com quase o triplo de pontos da segunda colocada. Ela começou a praticar o tiro esportivo aos 13 anos em sua cidade natal, conquistando sua primeira medalha importante em 2002, o bronze no rifle de ar 10m no Europeu Juvenil. Seu primeiro europeu foi ainda em 1998, com o 26º no rfiel de ar 10m juvenil.

Em 2002, participou pela primeira vez do Mundial de Tiro, realizado a cada 4 anos. Na Finlândia, foi 21ª no rifle 3 posições 50m juvenil e 22ª no rifle de ar 10m. no nano seguinte, começou a disputar suas primeiras Copas do Mundo, conquistando o 15º lugar no rifle de ar 10m na etapa de Zagreb, em casa. Seguiu competindo nos anos seguintes sem grande destaque.

Em 2006, chegou a sua primeira final de Copa do Mundo, com o 6º no rifle de ar em Milão. Em Zagreb, no Mundial, foi apenas uma coadjuvante, obtendo a melhor como melhor colocação um 37º lugar. Mas o maior resultado de sua carreira veio em 2008.

Pejcic começou a fazer seu nome quando conquistou sua primeira medalhe em Copas o Mundo, quando foi prata na tradicional e fortíssima etapa de Munique da Copa do Mundo, na prova do rifle 50m 3 posições. Chegou em Pequim para a disputa dos Jogos Olímpicos sem estar cotada, mas logo na primeira final dos Jogos, no rifle de ar 10m feminino, conquistou o bronze, com 500,9 pontos na final contra 503,5 da checa Katerina Emmons, campeã, e 502,1 da russa Lioubov Galkina, medalha de prata. 5 dias depois, na prova de 3 posições, teve um péssimo desempenho na parte ajoelhada da qualificação e ficou apensa na 26ª posição, longe da vaga na final. Em seu melhor ano até então, Pejcic se classificou para a etapa final da Copa do Mundo, terminando em 4º no rifle de ar e em 6º no rifle 3 posições.

Em 2009, veio seu primeiro título importante, com o título europeu do rifle de ar em Praga, além do bronze na etapa de Pequim da copa do Mundo. No ano seguinte, no Mundial de Munique, novamente não atingiu finais, mas conquistou uma prata e 2 bronzes na Copa do Mundo.

2011 as coisas começaram a melhorar e veio seu primeiro título em Copas do Mundo, no rifle de ar em Sydney, além de fechar o ano com o bronze na final da Copa do Mundo. Chegou aos Jogos de Londres muito bem cotada. Na quali do rifle de 3 posições, foi a 6ª, mas com tiros ruins na segunda metade da final (incluindo um baixo 8,7) a deixaram em 5º lugar na final olímpica. No rifle de ar, foi apenas a 18ª. Em 2013 foi vice-campeã europeis no rifle de 3 posições e se tornou presença mais constante em finais.

No Mundial de 2014, em Granada, foi prata na final do rifle de 3 posições 50m, atrás apenas da alemã Beate Gauss, que levou 4 ouros no Mundial, mas acabou com o ouro na final da Copa do Mundo em Gabala.

Pejcic começava a dominar a prova e em 2015 venceu as duas provas de rifle na Copa do Mundo da Coreia e foi prata nas duas provas da etapa americana. Nesta ocasião, igualou o recorde mundial da qualificação do rifle de 3 posições com 592 pontos.

Se 2015 foi bom, em 2016 ela vem dando show. Foi prata em Bangkok no rifle de 3 posições para depois levar dois ouros seguidos, vencendo no Rio de Janeiro e na etapa de Munique. No Rio, inclusive bateu o recorde mundial da qualificação com 594, perto de uma prova perfeita. Os bons resultados renderam o título de melhor atleta do ano de 2015 para a ISSF.

Com isso, voltará ao Rio de Janeiro como a grande favorita para a prova de 3 posições para finalmente vencer um título mundial.

Anúncios

Um pensamento sobre “Perfil 2016 – Snjezana Pejcic (CRO)

  1. Pingback: Prévia Rio-2016: Tiro – Rifle/Pistola |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s