Perfil 2016 – Laura Asadauskaite (LTU)

1344873638_1

08/75

Laura Asadauskaite

Pentatlo Moderno

Jogos Olímpicos: 1 ouro

Mundiais: 2 ouros, 1 prata e 3 bronzes

Aos 32 anos, a lituana Laura Asadauskaite irá para sua 3ª participação olímpica com grandes chances de realizar um feito inédito no pentatlo moderno olímpico.

A competição feminina se iniciou apenas em Sydney-2000 e, desde então, nunca uma mulher foi bicampeã olímpica. Aliás, nunca uma mulher ganhou mais de uma medalha! São 12 medalhistas diferentes na história.

Criada em Vilnius, Asadauskaite começou sua participação internacional no esporte em 2003, como juvenil. Ela demorou para engrenar e subir num pódio de uma competição importante. Seu primeiro bom resultado veio com o 4º lugar no Mundial Juvenil de 2005, em Moscou. No ano seguinte, em casa, foi prata no Mundial Militar. Neste mesmo ano, disputou seu 1º mundial adulto, na Guatemala, terminando no bom 14º lugar.

Em 2007 veio sua primeira medalha em uma competição adulta, e foi logo no Mundial! Em Berlim, mostrou ao mundo sua espetacular corrida. Ela saiu para a corrida com mais de 1min para as líderes, mas buscou a diferença e conseguiu o bronze.

Olympics Day 16 - Modern Pentathlon

No ano seguinte, foi mal no Mundial, terminando na 22ª posição, mas chegou para a disputa olímpica em Pequim com a prata no Europeu, um mês antes. Nos Jogos, teve uma péssima esgrima, o que a tirou de qualquer possibilidade de medalha, terminando na 15ª posição.

2009 foi o ano que as coisas mudaram. Ela venceu duas etapas da Copa do Mundo e foi vice em outra, além de sua 2ª medalha mundial, com a prata. No meio do ciclo olímpico, a lituana casou-se com o também pentatleta Andrejus Zadneprovskis, prata em Atenas-2004 e bronze em Pequim-2008, e 2010 viu o nascimento de sua filha, Adriana.

De volta em 2011, Asadauskaite começou de maneira tímida a temporada, para culminar com mais medalha no Mundial. Em Moscou, foi bronze no individual e bronze no revezamento misto.

O auge veio em 2012. Com a vitória na final da Copa do Mundo e o título europeu, ela deu show nos Jogos de Londres para vencer com grande vantagem. Ela e a brasileira Yane Marques saíram juntas para a prova combinada, mas com sua espetacular corrida, Asadauskaite voou para vencer com 5.408 pontos, novo recorde olímpicos. O seu tempo fo apenas o 6º, mas o suficiente para vencer com boa vantagem, de 13s sobre Samantha Murray.

Os pódios seguiram em 2013, com o seu primeiro título mundial, em Taiwan! 2014 foi ouro no revezamento misto no Europeu e no Mundial, faturando outras 3 medalhas em Copas do Mundo. Em 2015, venceu as 3 etapas da Copa do Mundo que disputou.

Já em 2016, venceu uma Copa do Mundo e acabou na 4ª posição no Mundial, disputado neste último fim de semana. O destaque foi para a sua espetacular prova combinada, saindo lá de trás para o 4º lugar a 5s do pódio.

Se Asadauskaite fizer boas provas individuais, ninguém a segurará na combinada no Rio-2016 e o 2º ouro será uma realidade.

Anúncios

Um pensamento sobre “Perfil 2016 – Laura Asadauskaite (LTU)

  1. Pingback: Prévias Rio-2016: Pentatlo Moderno |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s