Perfil 2016 – Lee Chong Wei (MAS)

07/75

Lee Chong Wei

Badminton

Individual Masculino

Jogos Olímpicos: 2 prata

Mundiais: 3 pratas e 1 bronze

 

Um dos maiores jogadores de todos os tempo, mas que carece de um título mundial. O malaio Lee Chong Wei está de volta após ser afastado por doping em 2014 e está em excelente forma.

Aos 33 anos, Lee Chong Wei tem um dos melhores currículos do badminton mundial, com 63 títulos do circuito na carreira, sendo 22 de Superseries Premier, 19 de Superseries e mais outros tantos menores.

Na infância, ele jogava basquete, mas sua mãe o proibiu, por conta do forte calor e começou no badminton aos 11 anos por influência do pai. Com 18 começou a aparecer no circuito, com seus primeiros torneios. Em 2003, veio sua primeira final, no Aberto da Malásia, quando perdeu para o chinês Chen Hong. Em 2004, vieram os primeiros títulos importantes, como o 1º do Aberto da Malásia e o Aberto de Taiwan. Neste mesmo ano fez sua 1ª aparição olímpica, em Atenas, onde perdeu na 2ª rodada pro mesmo Chen Hong num duelo de 3 sets. Em 2005, o 2º título do Aberto da Malásia com uma vitória sobre seu maior adversário da atualidade: o chinês bicampeão olímpico Lin Dan. Sua primeira medalha importante veio com o bronze no Mundial, após perder na semifinal para o indonésio Taufik Hidayat.

Foram 4 títulos em 2006, incluindo os Jogos da Comunidade Britânica e o seu primeiro Campeonato Asiático, além de chegar ao número 1 do ranking pela primeira vez, mas sua sina de Mundiais começou aí, perdendo nas 4as de final. Em 2007, caiu na 3ª rodada e em 2009 e 2010, mas duas derrotas nas 4as.

A partir 2008, Lee dominou o circuito e o ranking. Em sua 2ª Olimpíada, chegou à final, quando perdeu para Lin Dan por 21-12 21-8 e ficou com a prata. No mesmo ano, venceu o torneio final do circuito pela 1ª vez. No ano seguinte, 7 títulos, incluindo o 2º título do Superseries Finals. Em 2010, faturou novamente o ouro nos Jogos da Comunidade Britânica com muita tranquilidade. Mestre da medalha de prata, perdeu na final dos Jogos Asiáticos para o Lin Dan, mas faturou 11 títulos no ano.

Em 2011 chegou pela primeira vez à final do Mundial, onde caiu mais uma vez para Lin Dan por 20-22 21-14 23-21. Em seu melhor ano no circuito, venceu 3 títulos e foi vice em um dos 5 torneio de Superseries Premier, além de mais 2 títulos e 2 vices em Superseries.

Chegando com bagagem e com ume sequencia enorme de semanas como número 1 do mundo, chegou aos Jogos de Londres como grande favorito. Sofreu na estreia contra finlandês, mas depois seguiu vencendo, até a final, quando enfrentou novamente Lin Dan. Em um grande duelo, perdeu mais uma vez para o chinês de virada por 15-21, 21-10, 21-19 para levar sua 2ª prata olímpica e o título de freguês de Lin Dan.

Nos anos seguintes, foram mais 3 derrotas em finais de Mundiais! Em 2013 novamente para Lin Dan e em 2014 e 2015 para Chen Long.

Em 2014, entretanto, um exame antidoping após o Mundial deu positivo para o corticosteroide que não é proibido fora de competição, para tratar lesões, mas ilegal se vier num torneio. Com isso, Lee perdeu a prata do Mundial de 2014 e levou uma suspensão de 8 meses.

De volta em 2015, Lee disputou torneios menores até voltar ao Mundial para perder mais uma vez na final. Ele voltou ao circuito principal vencendo o Aberto da França, de Hong Kong e o fortíssimo Aberto da China.

Atualmente 2º do mundo, Lee já faturou 3 títulos no ano, o Masters da Malásia, o Aberto da Malásia (que ele venceu pela 11ª vez!) e o Campeonato Asiático pela 2ª vez, após 10 anos. Na final destes dois últimos torneio, vitórias sobre Chen Long.

Com 298 semanas como número 1 do mundo, Lee chegará ao Rio de Janeiro com a sina de perdedor de finais e com um péssimo retrospecto de 26-11 contra Lin Dan, atual 3º do mundo, mas animado com o título asiático, onde venceu na semi Lin e na final Chen Long.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s