Brasil domina Pan de judô e equipe olímpica começa a se formar

O Brasil dominou o Pan de judô em Havana com 7 ouros em 14 categorias. O show veio principalmente no 1º dia, com 5 ouros em 7 provas.

untitled-3463_102123300416

Pódio dos 48kg feminino. Foto: CBJ

Sarah Menezes está de volta e venceu o Pan a argentina Paula Pareto na final dos 48kg, atual campeã mundial! Com o ouro, Sarah sobe para o 3º lugar no ranking mundial e está praticamente assegurada nos Jogos. Érika Miranda venceu seu 4º Pan (além do ouro nos Jogos Pan de 2015) com ippon sobre a canadense Ecaterina Guica na final dos 52kg. Mariana Silva venceu seu primeiro título continental com vitória sobre cubana Maricet Espinosa no desempate por shido.

No masculino, foram outras 3 finais no 1º dia. Bronze em Londres-2012, Felipe Kitadai foi ouro enquanto Eric Takabatake ficou com o bronze. O dono da vaga nos 60kg segue indefinido com Kitadai em 12º no ranking com 1232 pontos e Eric em 13º com 1211! Charles Chibana venceu seu 3º ouro continental ao vencer mexicano na final por ippon nos 66kg. Na final dos 73kg, Alex Pombo perdeu para canadense por ippon e despencou no ranking mundial.

0a7a1070_003512010516

Pódio dos 90kg masculino com Tiago Camilo. Foto: CBJ

No 2º dia, Tiago Camilo foi ouro no Pan pelo 3º ano seguido ao bater americano nos 90kg. No +100kg masculino, final brasileira, como esperado. Favorito e mais próximo do Rio-2016, Rafael Silva venceu David Moura pela 2ª vez no ano fechando os 7 ouros brasileiros na capital cubana.

No feminino, Mayra Aguiar encontrou novamente na final a americana campeã olímpica Kayla Harrison no 15º confronto pelo circuito mundial! Num dos maiores clássicos do judô atual, a americana arrasou a brasileira com ippon em apenas 30s. O retrospecto das duas está em 8-7 para Mayra. No +78kg feminino, Maria Suelen Altheman perdeu por shido para a cubana Idalys Ortiz. Em 10 confrontos contra a cubana, nenhuma vitória! Foi o 9º título seguido em Pans de Ortiz, além de 2 ouros em Jogos Pan-Americanos!

Dos 18 brasileiros que lutaram, 17 medalharam e apenas Maria Portela ficou sem medalha na categoria 70kg. 11 atletas embarcam para o Grand Slam de Baku e 5 para o GP de Almaty buscando pontos no ranking. Os 16 primeiros de cada categoria se classificam para o World Masters, em Guadalajara, última competição antes do fechamento do ranking olímpico. Lembrando que o Brasil já tem vaga em todas as categorias por ser sede.

Foi um Pan bom, mas o melhor foi ver Sarah Menezes crescendo em busca do bicampeonato olímpico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s