Definição no tiro

A CBTE divulgou essa semana após o encerramento do super evento-teste de tiro em Deodoro, que contou com mais de 660 atletas de 88 países, o maior evento-teste de todos.

ISSF World Cup Rifle/Pistol/Shotgun 2016 - Rio de Janeiro, BRA - Finals Double Trap Men

Local das competições de tiro ao prato, antes da final da fossa doublê masculina. Foto: ISSF

Um sucesso, coroou alguns nomes que devem medalhar em agosto além de presenciar DOIS novos recordes mundiais e um igualado! A croata Snjezana Pejcic fez incríveis 594 pontos na quali do rifle de 3 posições 50m feminino, melhorando o recorde mundial em 2 pontos. Na mesma prova, no masculino, o chinês Hui Zicheng fez 463,7 na final, contra 462,5 do recorde anterior. E na final da pistola de fogo rápido 25m masculino, o russo Alexei Klimov fez 35 pontos.

ISSF World Cup Rifle/Pistol/Shotgun 2016 - Rio de Janeiro, BRA - Finals 50m Rifle 3 Positions Men

Final do rifle 3 posições 50m masculino. Foto: ISSF

Os brasileiros decepcionaram um pouco e não pegaram nenhuma final. Felipe Wu, que vinha de ouro da etapa tailandesa na pistola de ar 10m masculino, foi apenas o 16º, a 2 pontos da final. Um pontinho é fatal no tiro. O nível é muito muito alto e muito muito parecido.

No rifle deitado 50m masculino, Leonardo Moreira, que não estará nos Jogos, foi 12º na quali com 624,1, a 0,5 da final, enquanto o nosso representante olímpico e campeão pan-americano da prova Cássio Rippel ficou em 30º lugar com 620,7.

Embed from Getty Images

Mais uma vez pudemos ver como é fraca nossa equipe feminina de rifle e de pistola, ficando sempre entre as últimas colocadas. Por ser sede, o Brasil tinha uma vaga garantida no rifle feminino e uma na pistola feminina, além do skeet e fossa feminina, que tem um nível um pouco melhor.

Após o evento, a CBTE optou por negar a vaga da pistola feminina e convocar o Júlio Almeida para as provas de pistola de ar 10m e pistola 50m no masculino. Opção mais que correta da confederação. No mundial de 2010, Julio foi prata na pistola de fogo central e bronze na pistola standard, provas não olímpicas, mas foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 na pistola 50m.

Acho que deveriam ter trocado a do rifle feminino por uma no rifle masculino para o Bruno Heck ou então na fossa pro Rodrigo Bastos, finalista do Mundial de 2014, mas não sei se poderia.

De qualquer maneira, a equipe de 9 atiradores está formada e pode surpreender em uma ou outra prova. Felipe Wu chega com muita expectativa, depois do ouro no Pan e da vitória na Copa do Mundo, mas sabemos que o tiro é muito parelho e qualquer bobeada pode tirar uma vaga na final ou uma medalha. Não há margem nenhuma para erro.

A equipe é formada por:

Felipe Wu – Pistola de ar 10m e pistola 50m
Júlio Almeida – Pistola de ar 10m e pistola 50m
Cássio Rippel – rifle deitado 50m e rifle 3 posições 50m
Émerson Duarte – pistola de fogo rápido 25m
Roberto Schmits – fossa olímpica
Renato Portela – skeet
Rosane Ewald – rifle de ar 10m e rifle 3 posições 50m
Daniela Carraro – skeet
Janice Teixeira – fossa olímpica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s