Maria Lenk promete muito!

dad497da6acba06eb2344b124ed6ea1b

Parque Aquático Olímpico. Foto: Satiro Sodre/CBDA

Na semana com 3 grandes eventos-teste ao mesmo tempo no Rio (ginástica, natação e tiro), o Troféu Maria Lenk promete grandes provas e vários índices olímpicos para definir a equipe brasileira que disputará os Jogos Rio-2016.

Abril está lotado de torneios de natação definindo as equipes olímpicas. China, Japão, Canadá e França tiveram seletivas na semana passada. A seletiva australiana acabou nesta sexta e mostrou que o país chegará muito forte mesmo pros Jogos. África do Sul, Dinamarca, Grã-Bretanha também estão com suas seletivas nesta semana.

Nesta sexta começa o Maria Lenk, na nova piscina olímpica no novíssimo Centro Aquático. Diferente das outras edições, não haverá provas dos 50m estilos (costas, peito e borboleta) e nem os 800m livre masculino e 1.500m livre feminino. Também sem provas de revezamento, tudo pelo objetivo de formar uma equipe bem forte e descansada.

Outra mudança está na programação. Desta vez, ela seguirá a ordem da programação olímpica, e não teremos finais seguidas da mesma prova, no masculino e no feminino. No primeiro dia, por exemplo, finais dos 400m medley masc, 100m borboleta fem, 400m livre masc, 400m medley fem e 100m peito masc.

Por conta da grande quantidade de estrangeiros que vem para conhecer a instalação olímpica, este só poderão nadar as finais A. Nas finais B, apenas brasileiros (ou os 3 estrangeiros que já disputam a competição há alguns anos e podem ser considerados “brasileiros esportivamente”, como diz a CBDA). Vale ressaltar que desta vez os tempos das finais A e B serão colocados em ordem e alguém que nadar a Final B poderia até ser campeão.

Até o momento, 25 nadadores brasileiros tem índice olímpico e essa será a última chance. Vale lembrar que César Cielo ainda não está no time, pois abandonou o Torneio Open em dezembro sem fazer índice. Será a melhor equipe brasileira de todos os tempos, claro. Podemos esperar algo em torno de 13-15 finais olímpicas pro Brasil e chances boas de conquistar 4-5 medalhas. Veremos a partir dessa sexta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s