Vôlei de Praia começa em Maceió de olho no Rio

Começou nesta quarta a temporada mais importante em muitos anos pro vôlei de praia brasileiro, com o Aberto de Maceió.

Depois do espetacular ano de 2015, com 5 medalhas de 6 possíveis no Mundial e 18 ouros e 32 pódios no circuito mundial, 2016 chega com a esperança em 4 duplas para a dobradinha olímpica em casa. Com todas as duplas já definidas para o Rio-2016, a briga pela vaga não será mais uma preocupação e cada dupla poderá focar em sua preparação olímpica.

Alison e Bruno Schmidt

A equipe foi fechada em setembro e já colocou nos Jogos os campeões mundiais do ano passado Alison/Bruno Schmidt e Ágatha/Bárbara, além de Evandro/Pedro Solberg (bronze no Mundial) e Larissa/Talita que, apesar de terem sido a única dupla brasileira no feminino que não subiu ao pódio no Mundial, venceu 7 títulos em 2015 e faturou o título do circuito, além de outros 5 títulos no circuito nacional.

E podemos esperar mais uma grande temporada das duplas brasileiras neste ano, que terá o maior circuito mundial até então. Serão 23 eventos, sendo 5 Grand Slam, 3 Majors, 14 Opens e o torneio final, em outubro. A temporada já começou em outubro de 2015, com 3 Opens, em Puerto Vallarta (MEX), Antalya (TUR) e Doha (QAT) e um já ocorreu este ano, na semana passada no Irã.

Vale muito para os outros países, que disputam as vagas olímpicas. As 15 melhores duplas do ranking mundial até começo de junho se garantem nos Jogos (2 por país). No final de junho, a Copa Continental dará uma vaga por gênero por continente e em julho, as duas últimas vagas saem da Fase Final da Copa Continental, em Sochi.

Até os Jogos, serão nada menos que 15 torneios, então a preparação tem que ser muito bem pensada.

O torneio olímpico de vôlei de praia tem um grande diferencial dos torneios comuns. Por ser apenas uma quadra central, uma dupla demora para voltar a jogar, podendo até ficar 2 dias sem entrar em quadra. Nas competições do circuito, são dois ou às vezes até mesmo 3 jogos num mesmo dia!

Preparo físico e mental serão mais que fundamentais no Rio-2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s