Veteranos no Rio-2016

O último pré-olímpico africano de tênis de mesa rolou semana passada no Sudão e classificou 2 homens e 2 mulheres para o Rio-2016, que se juntam aos 8 classificados nos Jogos Africanos, no ano passado.

Segun Toriola. Foto: Kolade Aremu

Entre as mulheres, se classificaram a nigeriana Offiong Edem, para sua 3ª Olimpíada, e a tunisiana Safa Saidani. No masculino, o congolês Suraju Saka, que também vai para a sua 3ª edição dos Jogos, se classificou ao lado do veteranaço nigeriano Segun Toriola.

Aos 42 anos, Toriola chega a sua incrível 7ª Olimpíada! Ele se junta a outros 3 grandes nomes no tênis de mesa, o sueco Jören Persson, o croata Zoran Primorac (0-1-0) e o belga Jan-Michel Saive, todos com 7 participações olímpicas! Primorac, aliás, ainda joga e pode chegar a 8!

Outros veteranos

Até hoje, apenas 27 atletas disputaram 7 ou mais edições olímpicas. São 6 atletas do hipismo, 6 do tiro, 3 da vela, 3 no tênis de mesa, 2 na esgrima, 1 no atletismo, 1 na canoagem, 1 no ciclismo, 1no luge, 1 no remo, 1 nos saltos em esqui e 1 atleta com 4 participações na patinação de velocidade e 3 no ciclismo.

Ian Millar

O maior recordista de Olimpíadas é o canadense Ian Millar, que esteve em incríveis 10 Olimpíadas (1972-76 e 1984-2012) e foi prata por equipes em Pequim-2008 e ouro por equipes no Pan de Toronto-2015. Ele só não esteve em 1980, quando o Canadá boicotou os Jogos de Moscou. Millar tem tudo para estar no Rio e chegar a incrível marca de 11 Jogos!

O atirador letão Afanasijs Kuzmins (1O-0P-1B) tem 9 no currículo e deve chegar a sua 10ª, mas precisa de um convite, já que não se classificou na sua prova, a pistola de fogo rápido 25m. O atirador esloveno Rajmond Debevec (1-0-2) está em situação parecida com a do letão, mas ele ainda tem chances de se classificar esta semana no Europeu de tiro de 10m, precisando levar um das 3 vagas no rifle de ar.

Rajmond Debevec

Apenas três atletas brasileiros tem 6 Olimpíadas no currículo: Hugo HoyamaTorben Grael (2-1-2), ambos aposentados, e Rodrigo Pessoa (1-0-2). Rodrigo Pessoa, que esteve nos Jogos de 1992 a 2012 e parte pra sua 7ª participação vai se isolar e entrar num rol bem exclusivo.

Outros brasileiros que podem ir para sua 5ª Olimpíada são: Robert Scheidt (vela), Adrianinha (basquete), Murilo Fischer (ciclismo estrada), Juliana Veloso (saltos ornamentais), Doda (seria a 6ª, mas ele não esteve em Pequim-2008), Daniele Hypolito (ginástica), Ricardo Santos (vela), Fernanda Oliveira (vela).

Alguns que podem ir para sua 4ª Olimpíada: Keila Costa (atletismo), Dani Piedade (handebol), Leandro Guilheiro (judô), Tiago Camilo (judô), Fabiana Beltrame (remo), Thiago Pereira (natação), Joanna Maranhão (natação), Thiago Monteiro (tênis de mesa), Lígia Silva (tênis de mesa), André Sá (tênis), Serginho (vôlei).

Vale ressaltar o curioso fato de que todos os nove atletas que participaram de 8 ou mais edições de Jogos ganharam pelo menos uma medalha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s