Vagas na estrada definidas e Brasil não tem avanço

A UCI confirmou o 143 das 144 vagas das provas de estrada no masculino pro Rio-2016.

Prova de estrada masculina em Londres-2012. Foto: Getty Images

As vagas foram definidas pelos rankings dos 6 circuitos mundiais (o World Tour e os 5 tours continentais), além de algumas vagas para os torneios continentais. A última vaga será um convite da Comissão Tripartidária.

O Brasil tinha direito a 2 vagas como país sede e brigaria por mais no America Tour. Entretanto, ficou apenas na 6ª colocação nas Américas, atrás de Colômbia, Canadá, Argentina, Venezuela e EUA. Como a Colômbia garantiu as 5 vagas máximas pelo WorldTour, o Brasil pegaria o 5º lugar e apenas duas vagas, que seriam reduzidas a uma, por conta das vagas destinadas a atletas individuais. Em 2011, o Brasil terminou na 3ª posição e por isso enviou 3 atletas para Londres-2012, além de garantir uma vaga no contrarrelógio. Desta vez, nem mesmo com os Jogos em casa, teremos um nome no contrarrelógio…

Vale ressaltar o espetacular trabalho da Colômbia no ciclismo de estrada. Com nomes excepcionais como Nairo Quintana (campeão do Giro d’Italia-2014 e vice no Tour de France-2015) e Rigoberto Urán (vice no Giro d’Italia-2013 e 2014). Apenas Espanha, Itália, Colômbia, Grã-Bretanha e Bélgica vão enviar 5 atletas no masculino, o que ajuda muito em um trabalho de equipe.

Com 4 vagas, potências como França, Holanda, Austrália, Alemanha, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suíça e Eslovênia. Argentina, Canadá, Dinamarca, Irã, Marrocos, Rússia e Ucrânia com 3 também tem mais vagas que o Brasil.

Os melhores ciclistas do Brasil hoje são o veterano de 36 anos Murilo Fischer, que defende a FDJ, equipe do WorldTour, Rafael Andriato, que disputa o circuito europeu pela equipe italiana Southeast-Venezuela, e William Chiarello, 6º no America Tour de 2015. Dois deles irão pro Rio-2016

Ao todo, 61 países estão garantidos na prova de estrada masculina (lista completa aqui), que será disputada logo no 1º dia dos Jogos, dia 6 de agosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s