Diário de um Voluntário no Evento-Teste – Dia 1

O dia começou bem cedo, acordando às sofríveis 5:30 da manhã, já que teria que estar no Sambódromo as 7:00. A ansiedade não ajudou e acordei sozinho antes…

IMG_8537

Linha de tiro dos combates. Foto: Acervo pessoal

As minhas funções variaram bastante no decorrer do dia, como ficar no controle de acesso, carregar fardo de água, levar flecha dos arqueiros de volta para eles, entre outras funções. Na minha visão, é muito voluntário para poucas funções, mas é melhor ter gente demais do que gente de menos. É uma margem de segurança para o caso de faltas.

IMG_8557

Sarah Nikitin (amarelo) e campeã olímpica e mundial Ki Bo Bae (branco) treinando. Foto: Acervo pessoal

Os atletas não dão muitas brechas, mas é algo bem esperado, pois era o primeiro dia de competição de verdade, com um terço dos combates de primeira rodada e muita gente boa competindo. Já alguns árbitros foram bem mais receptivos e simpáticos. Pelo jeito não deve mudar muita coisa nos próximos dias, mas nunca se sabe. Mas é bem legal ver que muitos voluntários que jamais viram um arco se interessaram pela modalidade e tive a oportunidade de explicar para muitos deles sobre o meu esporte. Como funciona, como é o ranqueamento, como é o mata-mata, quem são os favoritos, para que serve cada parte do arco.

A competição

Na fase de ranqueamento na terça, um fato inusitado que infelizmente está virando algo não tão raro. O sul-coreano, atual campeão olímpico Oh Jin-hyek, não assinou a sua planilha na segunda parte do ranqueamento e vou um zero. Com isso, ele caiu para último lugar e a Coreia do Sul terminou em 18º por equipe, fora da fase final. No Mundial em julho/agosto aconteceu algo parecido.

IMG_8540

Combate entre Luis Alvarez (MEX), campeã do Pan, e Michele Frangili (ITA), campeão mundial em 2003. Foto: Acervo pessoal

Nos combates nesta quarta, Bernardo Oliveira abriu 4-2 sobre indiano, mas acabou levando a virada e perdeu logo na estreia por 6-4. Favorito e melhor no ranqueamento, o sul-coreano Kim Woojin estreou direto na 2ª rodada e venceu por 7-3 ucraniano.

Surpresa a eliminação da campeã dos Jogos Pan-Americanos logo na estreia. A americana Khatuna Lorig perdeu por 6-2 para espanhola. Foi a Lorig que ensinou a Jennifer Lawrence a atirar para o filme Jogos Vorazes. Vice-campeã olímpica, a mexicana Aida Roman perdeu na 2ª rodada na flecha de desempate para ucraniana. Ambas fizeram 10, mas a da ucraniana foi mais perto do centro. Sarah Nikitin caiu na estreia 6-0 para outra mexicana e Ane Marcelle dos Santos perdeu de 6-0 para italiana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s