Mundial de Tiro com Arco – Dia 1

Começou nesta segunda-feira o Mundial de Tiro com Arco em Copenhagen, valendo muitas vagas olímpicas. No maior mundial da história, 584 arqueiros disputam as 10 categorias em jogo.

Brasileiros avançam no individual

Na rodada de qualificação, os 6 brasileiros avançaram para a chave final.

Mauro Nespoli. Foto: WA

Marcus Vinícius D’Almeida foi o melhor brasileiro, em 12º com 655 pontos em 720 possíveis. Daniel Xavier em 54º (637) e Bernardo Oliveira 77º (630) também avançaram. Os coreanos não repetiram sua performances das Copas do Mundo e a melhor pontuaçãao foi pro italiano campeão olímpico por equipe Mauro Nespoli com 666, seguido de Dan Olaru, da Modávia, com 663 e aí sim do coreano Ku Bonchan com 660. O americano Brady Ellison fez a 7ª marca com 657, o sul-coreano Oh Jin Hyek foi 15º com 653. Deceção do campeão do Pan, o mexicano Luis Alvarez, apenas em 114º com 620, fora das finais.

Lin Shih-Chia. Foto: WA

Entre as mulheres, Lin Shih-Chia, de Taiwan, fez a melhor marca com 667, seguida de duas coreanas, a grande Ki Bo Bae com 665, mesma pontuação da sua compatriota Kang Chae Young. Em 69º lugar com 621, Larissa Rodrigues foi a melhor brasileira, seguida de Sarah Nikitin, 91ª com 608, e Ane Marcelle dos Santos, 97ª com 605.

Por equipes, o Brasil avançou no masculino pela primeira vez para a chave final, com a 12ª posição, somando 1.922. No feminino, Brasil em 25º e nas duplas mistas em 26º, ambos fora das finais. A Coreia do Sul liderou nas 3 categorias.

No arco composto, Marcelo Roriz Jr. 55º (671), Roberval do Santos 81º (662), Cláudio Contrucci 105º (639), no feminino Larissa Oliveira 75ª (646), Gisele Meleti 87ª (637) e Nely Acquesta 90ª (635). Apenas

Cláudio não avançou, por uma posição. Por equipes, 23º no masculino, 25º no feminino e 34º nas duplas mistas.

Fato inusitado elimina favorito

Um fato muito curioso eliminou o americano Reo Wilde da chave final do arco composto. Um dos favoritos ao ouro, campeão mundial em 2009 e bicampeão mundial por equipe, Wilde foi eliminado por um erro grotesco, mas básico. Primeiro, vou explicar como funciona a etapa de ranqueamento.

Nesta fase, cada alvo vai receber tiros de 2 ou 3 arqueiros. São dois rounds de 6  séries cada, com 6 flechas por série, totalizando 72 flechas. São 4 minutos por série, onde o arqueiro deve dar seus 6 tiros. Ao fim do tempo, o árbitro apita e todos se dirigem aos alvos para anotar sua pontuação. Em geral, um ou dois anotam numa planilha a pontuação deles mesmos e dos outros arqueiros que estão no mesmo alvo. Quem diz a pontuação é o próprio arqueiro, cantando da mais alta pra mais baixa, por exemplo, 10,9,9,8,7,5. Se alguém não concordar com uma das pontuações, o árbitro deve ser chamado para decidir. Isso acontece com flechas que ficam muito próximas das linhas que dividem as pontuações. Basta triscar na linha, que é dado o valor mais alto. Após o término da prova, os arqueiros somam e anotam o total na planilha. O anotador assina e o arqueiro assina dizendo que concorda com tudo. Isso é extremamente importante. Uma planilha não assinada é rejeitada pelos árbitros.

No segundo round, Reo Wilde fez 342 pontos, que somados ao 349 do 1º o colocariam em 5º lugar. Mas na planilha o total estava em 242 e ele assinou. Não deu outra. Ele ficou em 115º fora das finais e a equipe americana terminou em 25º, também eliminada. A mesma situação aconteceu com um grego e um norueguês, que também ficaram lá embaixo.

As equipe entraram com recurso, já que no Mundial também foi feita uma contagem eletrônica, mas pelas regras da World Archery, a soma da planlha de papel é a oficial, a não ser que o total dela seja maior que o eletrônico, aí entra o total do eletrônico.

Anúncios

Um pensamento sobre “Mundial de Tiro com Arco – Dia 1

  1. Pingback: Diário de um Voluntário no Evento-Teste – Dia 1 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s