Jogos Europeus Baku-2015 – Dia 0

 

A primeira edição dos Jogos Europeus estão oficialmente abertas após a cerimônia de Abertura no lotado Estádio Nacional de Baku.

Com muita dança e elementos típicos da cultura azeri, como a romã (sim, a fruta mesmo, que é até uma das mascotes), a cerimônia também contou com a Parada das Nações, com o desfile dos 50 países participantes.

A chama, que percorreu todo o país por um mês e meio, foi simbolicamente colocada de volta à terra, transferindo a energia e a paixão do povo azeri aos Jogos.

Os trabalhos e a poesia de Nizami Ganjavi, poeta nacional que viveu durante o século XII onde hoje é o Azerbaijão, foram retratados no estádio. Após isso, a Parada das Nações começou com a Grécia abrindo, como ocorre nos Jogos Olímpicos. Kosovo fez sua estreia em uma edição de Jogos quando a judoca bicampeã mundial Majlinda Kelmendi entrou carregando a bandeira kosovar. Momento feio com as vaias para a Armênia, com quem o Azerbaijão tem problemas sérios desde 1991, na disputa por uma região.

O Azerbaijão, logicamente, fechou o desfile.

Aí foi a vez da Lady Gaga cantar, sozinha ao piano, o clássico “Imagine” de John Lennon.

A bandeira do Comitê Europeu entrou carregada por 8 campeões olímpicos europeus, como a judoca Lucie Decossé, a boxeadora Katie Taylor e o lutar azeri Namig Abdullayev. Depois veio o discurso da primeira-dama do país, Mehriban Aliyeva, e do presidente da EOC, Patrick Hickey. Por fim, mais dança e o acendimento da pira europeia, pelo judoca bicampeão paraolímpico Ilham Zakiyev, deficiente visual.

Com muitos fogos e um show pirotécnico, chegou ao fim a cerimônia.

Resultados

Mais cedo, dois esportes tiveram suas primeiras disputas.

No nado sincronizado (que conta apenas com atletas juvenis), a Rússia obteve a melhor nota tanto no dueto como na prova por equipe. No dueto, Valeriya Filenkova e Daria Kulagina tiraram 89,2333, seguida da Ucrânia (87,5333) e da Espanha (85,7333). Por equipe, a ordem foi a mesmo, com Rússia (89,9333), Ucrânia (87,3000) e Espanha (86,1333).

No pólo aquático feminino, categoria sub-17, 6 jogos e 6 goleadas! Pelo Grupo A, Holanda 29-1 Israel, Hungria 21-4 Alemanha e Grécia 20-2 Grã-Bretanha. Pelo B, Espanha 17-4 Sérvia, Rússia 13-4 Eslováquia e Itália 22-5 França.

Neste sábado, começam as disputas de verdade com 8 esportes. Serão 13 finais no dia: Moutain Bike Masculino e Feminino, 6 no karatê (50kg, 55kg e 61kg no feminino e 60kg, 67kg e 75kg no masculino), triatlo feminino e 4 na luta greco-romana (59kg, 71kg, 80kg e 98kg). Terão ainda jogos de Pólo Aquático e Vôlei e disputas no nado sincronizado e tênis de mesa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s