Copa do Mundo Feminina – Prévia

Começa neste sábado a maior Copa do Mundo de Futebol Feminino da história, contando pela primeira vez com 24 equipes em 6 grupos diferentes. 6 cidades canadenses receberão os 52 jogos no torneio mais importante do ano e que classificará 3 seleções europeias para os Jogos do Rio-2016. Além disso, será o primeiro mundial jogado em grama artifical.

Grupo A

Christine Sinclair

 

O Canadá quer fazer história e buscar seu primeiro título da Copa do Mundo em casa. Para isso, tem que apagar a péssima campanha do último mundial, quando ficou em último com 3 derrotas. Mas o bronze em Londres-2012 com um gol aos 47 do 2º tempo sobre a França foi o ponto da virada para as canadenses que chegam em alta, com o massivo apoio da torcida em casa e com a força da capitã veteraníssima Christine Sinclair. A China vem como segunda força do grupo, longe do que foi há uma década. Nova Zelândia não deve assustar, apesar de terem chegado às 4as dos Jogos de Londres. A Holanda chega com um time rápido e é uma das 8 seleções que fazem sua estreia na Copa do Mundo.

Grupo B

A Alemanha quer voltar a brilhar. Depois de ficarem nas 4as da última Copa do Mundo em casa e com isso não terem se classificado para os Jogos de Londres-2012, as alemãs contam com a melhor equipe atual e vem do título da Eurocopa de 2013, o 6º seguido. Lideradas pela goleira capitã e veterana de 36 anos Nadine Angerer, mas sem a melhor jogadora do mundo de 2014 fora por contusão Nadine Kessler, a seleção alemã é a equipe a ser batida.

Campeãs olímpicas em 2000 e da Copa do Mundo em 1995, a Noruega não é mais o que já foi. A equipe conta com a volta do treinador Even Pellerud, que levou o país ao título mundial há 20 anos. O vice na Eurocopa em 2013 mostrou isso. Costa do Marfim e Tailândia completam o grupo, com ambas as equipes estreando em Copas do Mundo.

Grupo C

Campeãs em 2011, o Japão quer o bi. Após a prata em Londres-2012, elas chegam bem credenciadas e tem boas chances de novamente ir muito bem. Com maior número de jogos e de gols, Homare Sawa é o maior nome da equipe. Uma das maiores surpresas das eliminatórias, a Suíça foi invicta com 9 vitórias e um empate num grupo forte com Dinamarca e Islândia e chega a sua primeira Copa do Mundo podendo ser uma das zebras. Camarões e Equador completam o grupo.

Grupo D

Hope Solo

 

Num grupo bem forte, os Estados Unidos vem na frente. Sempre bem em competições mundiais, as americanas nunca ficaram fora do pódio em Copas do Mundo! São 2 títulos, um vice e 3 bronzes. Em Olimpíadas, 4 ouros e 1 prata em 5 participações só corroboram o favoritismo e a força das americanas. Com nomes consagrados como Hope Solo, Christie Rampone, Abby Wambach e Shannon Boxx, os EUA devem novamente ir muito longe.

Segunda força do grupo, a Suécia foi terceira colocada na última Copa do Mundo e derrotada na semifinal da última Eurocopa em casa. Austrália e Nigéria completam o grupo e não devem ameaçar as equipes mais fortes do grupo.

Grupo E

O Brasil é a equipe cabeça de chave do grupo e chega como principal favorita do grupo. Marta novamente vem encabeçando a seleção e, jogando bem, desequilibra qualquer partida. Mas todos sabem que o Brasil depende muito dela e o técnico Vadão precisa diminuir essa dependência. Com jogadoras experientes como Formiga, Cristiane e Rosana, o Brasil tem obrigação de ir bem e chegar pelo menos às semifinais. Desde Pequim-2008 a seleção canarinha não chega ao pódio de um torneio mundial.

A Coreia do Sul, que volta a um mundial após 12 anos, será o adversário de estreia do Brasil na terça-feira em Montreal. A Espanha nunca disputou uma Copa do Mundo nem uma Olimpíada e só tem duas Eurocopas no currículo, mas chega com uma equipe nova e já muito bem credenciada, com as pratas nos Mundial Sub-17 e no Europeu Sub-19 ano passado! A fraca Costa Rica fecha o grupo.

Grupo F

Um grupo muito forte, assim como o D, tem a França como principal equipe. O país vem crescendo muito nos últimos anos, evidenciados pelo 4º lugar tanto na última Copa como nos jogos de Londres. Seu maior adversário será a Inglaterra, que também vem crescendo muito. Atual segunda seleção da América do Sul e já classificada para os Jogos do Rio, a Colômbia pode atrapalhar as equipes europeias. O México completa o grupo.

O Mundial começa neste sábado às 19:00 em Edmonton com Canadá e China. Logo depois, Nova Zelândia e Holanda fecham o Grupo A. Os jogos da primeira fase do Brasil serão:

– 09 de junho, terça-feira, 20:00 – Coreia do Sul

– 13 de junho, sábado, 17:00 – Espanha

– 17 de junho, quarta, 20:00 – Costa Rica

A final será no dia 5 de julho em Vancouver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s