Brasil na China

Brasil e China assinaram 35 acordos bilaterais de cooperação nesta última terça, sobre os mais variados temas, como investimentos em infra-estrutra, energia, agricultura e pecuária, ciência e tecnologia, entre outros. Não vou entrar no mérito dos acordos em si, porque não é o tema deste blog.

Mas um dos 35 acordos chamou a atenção de quem acompanha esporte, um que trata de uma cooperação esportiva no tênis de mesa e no badminton. Quando se trata desse dois esportes, não há país melhor para um intercâmbio.

O domínio da China no tênis de mesa dispensa apresentações. Em 28 provas disputadas em Olimpíadas, levaram “apenas” 24 ouros. No último mundial, que terminou no início do mês, foram 4 finais apenas com chineses e os pódios individuais foram totalmente formados por chineses.

No badminton, a situação é parecida, mas não chega a ser um domínio tão grande. Em Londres, fora perfeitos, levando os 5 ouros em disputa, além de duas pratas e um bronze. Só não foi melhor por conta da desclassificação de uma dupla chinesa. Em 29 provas já disputas em Olimpíadas, são 16 ouros. No último mundial, em 2014, foram 3 ouros, além do título da Sudirman Cup, no último domingo, de forma arrasadora.

O acordo prevê viagens para 40 atletas e treinadores, sendo 20 de cada esporte, em 2015 e 2016. A equipe de tênis de mesa ficará na China por 30 dias e a de badminton por 60 dias, com todas as despesas pagas pelo governo chinês. O Brasil terá apenas que escolher quem irá. Um excelente intercâmbio para as equipes olímpicas e paralímpicas na maior potência desses esportes. Se bem que o tênis de mesa já fez muitos intercâmbios na China, mas apenas com a seleção adulta.

Esse intercâmbio poderia ter sido melhor se também fosse feito em outros esportes que a China domina, como os saltos ornamentais, a ginástica e o levantamento de peso. Esses sim poderiam trazer medalhas para o Brasil. Badminton e tênis de mesa, por mais que o Brasil evolua muito, medalha é algo quase impossível…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s