Mundial de Taekwondo – Dias 1 e 2

O primeira dia de disputas (terça-feira) foi apenas de eliminatórias até as semifinais, cujas finais ocorreram nesta quarta. E veio medalha pro Brasil!

46kg feminino

Iris (azul) na semifinal. Foto: Mas Taekwondo/Reprodução

Na categoria mais leve, Íris Tang Sing chegou como a 3ª cabeça de chave e favorita a medalha em Chelyabinsk. No primeiro dia, a brasileira venceu 3 lutas e se garantiu nas semifinais! Em sua estreia direto na 2ª rodada, Íris venceu Claudia Lipcsei (HUN) por 2-1, depois passou com 5-3 pela sul-coreana Sim Jae-young. Lembrando que a Coreia do Sul é a maior potência do esporte. Nas 4as, venceu a chinesa Li Zhaoyi por 1-0 no finalzinho. Nas 3 lutas ela venceu com pontos nos instantes finais.

Tailandesa dando golpe na brasileira. Foto: WTF/Divulgação

Nesta quarta, Íris pegou na semifinal a tailandesa Panipak Wongpattanakit. A asiática abriu 1-0, mas a brasileira conseguiu igualar. Faltando 20s para o fim, um golpe da tailandesa e a vitória por 8-4. Primeira medalha brasileira em um Mundial no ano, embora numa prova não-olímpica. Na final, Wongpattanakit venceu a ucraniana Iryna Romoldanova no golden score após empate em 5-5 e ficou com o ouro. Foi a primeira medalha da história da Ucrânia no esporte.

Apesar de não ser categoria olímpica, conta pontos pro ranking mundial olímpico, o que pode ajudá-la a subir no ranking olímpico e, quem sabe, ficar entre as 6 e dar mais uma vaga ao Brasil nos Jogos do Rio! Foi a 13ª medalha do Brasil em Mundiais de taekwondo (tem 1-4-8).

58kg masculino

Farzan Ashourzadeh (azul). Foto: WTF/Divulgação

Favorito absoluto, o jovem iraniano Farzan Ashourzadeh de apenas 18 anos foi dominante neste Mundial e ficou com o ouro. Depois de levar praticamente tudo no ano passado, confirmou o favoritismo na Rússia.

Ele venceu por 17-3 quirguize, 14-6 equatoriano, 11-1 tailandês, 9-2 mexicano para só ter dificuldades na semifinal. Enfrentando a esperança da casa, o russo Ruslan Poiseev, venceu por apertados 12-11. Na final, fez 8-3 no belga Si Mohamed Ketbi para levar mais um título.

Tricampeão europeu e 2º favorito, o alemão Levent Tuncat foi surpreendido nas 4as pelo belga por 11-9. O brasileiro Leonardo Moraes perdeu logo na estreia por 6-5 para holandês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s