Será o ano da Marcha?

Parece que cada ano é uma prova do atletismo que resolve ser o destaque. Ano passado, o show foi por conta do salto em altura masculino, que realmente foi espetacular com cinco atletas passando de 2,40m e o Barshim chegando a incríveis 2,43m, encostando no recorde mundial.

A temporada outdoor de 2015 ainda nem começou de verdade e o destaque já é de uma prova pouco acompanhada e mal compreendida, a marcha atlética.

O francês Yohann Diniz é tricampeão europeu nos 50km e recordista mundial na distância com 3:32:33 obtidos ano passado em Zurique. Especialista na prova mais longa, Diniz não tem grandes resultados na prova mais curta, mas no último dia 8, em Arles, França, ele quebrou o recorde mundial dos 20km no campeonato francês com 1:17:02, reduzindo em 14s o recorde que durava desde 2007! (Obs.: o russo Sergey Morozov fez os 20km em 1:16:43 em 2008, mas como não havia 3 juízes internacionais, o recorde não foi homologado).

Acontece que uma semana depois, no domingo dia 15, na cidade japonesa de Nomi, o japonês Yusuke Suzuki bateu o recorde de Diniz, com 1:16:36, abaixando inclusive o tempo não homologado do Morozov. Suzuki ainda não tem nenhum medalha em Mundiais adultos em em Olimpíadas, mas põe seu nome na história do esporte.

No mesmo dia, algumas horas depois, o Diniz disputou uma prova em Lugano e tentou pegar o recorde volta, mas não deu. Ele completou com 1:17:24, um tempaço, mas 48s pior que o tempo do japonês.

Vale ressaltar a boa forma do brasileiro Caio Bonfim, que desde o ano passado vem mostrando uma grande evolução na prova. Ele foi 3º em Ligano com 1:22:00. Ano passado, Caio, que é treinado pela sua mãe, a ex-marchadora Ginaneti Bonfim, ficou em 3º no circuito mundial de marchas. Ele ainda precisaria tirar uns 2-3min do seu tempo para brigar com os principais marchadores do mundo, mas está no caminho.

A temporada outdoor começa mesmo com o Mundial de Revezamentos no início de maio e com a etapa de Doha da Diamond League em 15 de maio. Qual será a prova que vai roubar o foco da marcha?

Anúncios

Um pensamento sobre “Será o ano da Marcha?

  1. Pingback: O ano dos saltos! |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s