Resumo do fim de semana de inverno

Cross Country

E foi uma semana dos sonhos para a Marit Bjoergen! Pela primeira vez (após 9 anos tentando), uma das maiores atletas do cross country de todos os tempos venceu o Tour de Ski. Bjorgen abriu uma vantagem excepcional nas 5 primeiras etapas, quando venceu todas. Sua compatriota e maior adversária atualmente, Therese Johaug, bem tentou tirar a diferença de mais de 2min, vencendo os 10km saída em massa no sábado e fazendo o melhor tempo da perseguição 9km no domingo, mas não foi suficiente. Bjorgen venceu com o tempo total de 2:34:44.6, 1:39.2 de vantagem sobre a Johaug. Heidi Wang completou o pódio norueguês.

A festa da Noruega foi completa com a conquista do Martin Sundby (foto) no masculino. Sundby não venceu nenhuma etapa, mas na subida final, Sundby não apenas tirou os 3s de vantagem do compatriota Petter Nortthug, como ainda abriu mais 34s, vencendo seu segundo Tour de Ski consecutivo com o tempo de 3:36:42.9.

Detalhe: TODAS as etapas femininas da temporada foram vencidas pela Noruega e em apenas 5 o pódio não foi todo norueguês. A Bjorgen já venceu 9 provas.

Classificação Geral (após 18 eventos):

Masculino – 1) Martin Sundby (NOR) 1189; 2) Peter Northug (NOR) 849; 3) Calle Halfvarsso (SWE) 806

Feminino – 1) Marit Bjoergen (NOR) 1588; 2) Therese Johaug (NOR) 1138; 3) Heidi Weng (NOR) 1017

Esqui Alpino

Depois de vencer a etapa de Zagreb na semana passada, o austríaco Marcel Hirscher teve um grande fim de semana e assumiu a liderança da Copa do Mundo. nas montanhas de Adelboden, na Suíça, Hirscher sobrou no slalom gigante no sábado. Na primeira descida fez 1:17.18, 0.55 melhor que o Felix Neureuther (GER). Na segunda, não fez o melhor tempo, mas o suficiente para vencer a sua 6ª etapa da temporada! Ele somou 2:39.11 contra 2:40.24 do francês Alexis Pinturault.

No slalom do domingo, foi uma disputa sensacional. A vitória foi para o italiano Stefano Gross, a sua primeira da carreira. Gross somou 1:56.70 nas duas descidas contra 1:56.72 do Fritz Dopfer (GER) e 1:56.73 do Hirscher! Esta semana deve pegar fogo na Copa do Mundo, pois o Kjetil Jansrud deve voltar com força toda para um downhill.

No feminino, as duas provas esperadas para Bad Kleinkirchheim, na Áustria, foram canceladas por conta dos fortes ventos. Seriam um downhill e um Super-G.

Classificação Geral (após 17 etapas): 1) Marcel Hirscher (AUT) 836; 2) Kjetil Jansrud (NOR) 624; 3) Fritz Dopfer (GER) 506

Biatlo

A 4ª etapa da Copa do Mundo em Oberhof mostrou novamente um Martin Fourcade no auge da forma.

No revezamento 4×7,5km, a Rússia venceu com um belo sprint final do Anton Shipulin, chegando apenas 2s3 na frente da lenda Ole Einar Bjoerndalen, dando a prata para a Noruega. Sem o Martin, a França sofreu na última perna e ficou com o bronze. Na prova feminina, a República Checa surpreendeu e venceu com 8s de vantagem sobre a boa equipe francesa. Lideradas pela tricampeã olímpica Darya Domracheva, a Bielorrússia beliscou o bronze. Domracheva fez uma perna absolutamente sensacional, em 18mis41s, levando sua equipe do 10º para o 3º lugar.

De volta, Martin Fourcade venceu o sprint no sábado com 4s de vantagem sobre o Bjoerndalen e ainda levou a saída em massa no domingo com 13s de vantagem sobre o Shipuni. No feminino, Veronika Vitkova (CZE) levou o sprint, sua primeira vitória da carreira, e a Domracheva faturou a saída em massa.

Classificação Geral (após 10 etapas):

Masculino – 1) Martin Fourcade (FRA) 481; 2) Anton Shipulin (RUS) 390; 3) Emil Hegle Svendsen (NOR) 343

Feminino – 1) Kaisa Makarainen (FIN) 486; 2) Darya Domracheva (BLR) 386; 3) Valj Semerenko (UKR) 366

Ainda na neve

No sábado, Eric Frenzel (GER) venceu a prova em Chaux-Neuve no combinado nórdico. Já no domingo, o título ficou com Magnus Moan (NOR). Fabian Riessle (GER) ainda lidera a Copa do Mundo com 55 pontos de vantagem sobre o Frenzel.

Nos saltos, apenas uma prova em Tauplitz (AUT), vencida pelo Severin Freund (GER), a primeira prova da temporada de ski flying, para rampas bem grandes. Esta tem 225s contra os 130-140 usuais. Michael Haybock (AUT) ainda lidera a Copa do Mundo com apenas 7 pontos de vantagem sobre o Stefan Kraft (AUT). No feminino, saltando em casa, Sara Takanashi voltou ao topo, levando as duas provas em Sapporo e assumindo a liderança geral com 50 pontos de vantagem.

Deer Valley (USA) recebeu 6 provas de esqui freestyle às vésperas do Mundial. Mikael Kingsbury venceu o moguls e o dual moguls e o campeão mundial Qi Guangpu segue 100% no aerials. No feminino, a campeã olímpica Justine Dufour-Lapointe levou o dual moguls enquanto a americana KC Oakley levou o moguls. Ashley Caldwell (USA) ficou com o título do aerials. Também 100% na temporada, a campeã olímpica Marielle Thompson (CAN) venceu as duas provas de ski cross em Val Thorens (FRA).

No gelo

O Europeu de patinação de velocidade allround coroou os dois maiores nomes da atualidade. Sven Kramer venceu os 5.000m e os 10.000m e somou 149.928 pontos contra 150.107 do compatriota Koen Verweij. No feminino, Ireen Wust (foto) venceu os 500m e os 1.500m, além de ser 2ª nos 3.000m e nos 5.000m, somando 161,734 pontos contra 162,414 da Martina Sablikova. Foi o 3º título seguido da Wust (4º geral) e o 7º do Kramer!

Em Altenberg (GER), a americana Elana Meyers venceu a 3ª etapa do bobsled feminino da temporada, mais uma 100% neste inverno. O suíço Beat Hefti confirmou sua força no bobsled de dois, vencendo pos 0.08 enquanto Nico Walther (GER) faturou o bob de quatro. Ele é o 4º piloto alemão a levar medalha este ano na Copa do Mundo!

No skeleton masculino, nada novo com o Martins Dukurs vencendo e seu irmão Tomass em 2º. A etapa marcou a volta do campeão olímpico Alexander Tretiakov (RUS), bronze. No feminino, vitória da russa Maria Orlova.

Como esperado, a final do Mundial Sub18 feminino de hóquei no gelo foi entre Canadá e Estados Unidos. É a 8ª edição e a 8ª final entre as duas equipes. Desta vez o título ficou com as americanas, que fizeram 3-2 na final na prorrogação. O gol de ouro foi de Jincy Dunne com apenas 51s de prorrogação. 4º título americano contra 4 canadenses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s