Mundial de Esgrima – Parte 1

A cidade russa de Kazan, que sonha em receber uma edição olímpica, sedia esta semana e a próxima o Mundial de Esgrima, que conta com aproximadamente 1.200 atletas de quase 80 países. O formato foi um pouco alterado dos outros anos, e conta com as rodadas de poules e as eliminatórias nos 3 primeiros dias. A partir desta sexta as finais individuais até domingo e da segunda a quarta da semana que vem, as finais por equipe.

Dia 1

No dia do sabre, Renzo Agresta por pouco não se livrou da rodada de poules e passou direto para a chave final. Apenas os 16 primeiros do ranking tinham esse direito, e Renzo era o 17º! Ele não foi tão bem, vencendo apenas 3 dos 6 combates, mas passou em 66º no geral. Já os outros brasileiros estão muito abaixo dele. Willian Zeytounlian foi o 105º e Tywillian Guzenski o 108º, e ambos não avançaram. No mata-mata, Renzo se garantiu direto na segunda rodada onde enfrentou o bielorrusso Aliaksei Likhacheuski. Renzo abriu 7-2, deixou o bielorrusso virar e chegar a 14-12 até que o brasileiro fez 3 pontos seguidos e venceu o combate por 15-14. Renzo está classificado para a chave principal de 64 nesta sexta onde enfrenta o russo Kamil Ibragimov, 14º do mundo.

No sabre feminino, as brasileiras não tiveram uma boa campanha. Marta Centurion foi a 76ª e Karina Lakerbai a 87ª. Marta chegou a fase eliminatória, mas perdeu para a alemã Anna Limbach por 15-8 e terminou em 77º lugar, não chegando a rodada de 64.

Dia 2

No dia do florete, a melhor arma brasileira no masculino, os brasileiros foram bem. Ghislain Perrier venceu todos os seus combates, terminou em 24º geral e já se garantiu na chave de 64 por ter ficado entre os 32 melhores. Guilherme Toldo (49º) e Fernando Scavasin (50º) tiveram uma campanha parecida e se classificaram para as preliminares. Apenas João Souza, bronze no Pan do Rio-2007, não vem uma boa fase e ficou apenas em 112º. No mata-mata, Toldo, que foi o único brasileiro a vencer um combate nos Jogos de Londres, venceu o mexicano David Gomez 15-7 e se garantiu na chave de 64 também. Já Scavasin perdeu para outro mexicano, Jesus Beltran por 15-14 e ficou em 67º geral.

As brasileiras aproveitaram a baixa quantidade de atletas no florete feminino e fizeram a festa. Nos poules, Mariana Daffner foi a 51ª, Ana Beatriz Bulcão a 56ª, Taís Rochel a 64ª e Fernanda Mansur (única que não avançou) a 77ª. Mariana e Ana Beatriz já se garantiram direto na chave de 64. Taís ainda venceu a malaia Natasha Ezzra Abu Bakar por 15-10 e também avançou. Na chave principal ela terá um desafio enorme, a italiana Arianna Errigo, vice campeã olímpica.

Dia 3

Dia da espada, a pior arma masculina do Brasil. Guilherme Melaragno passou em 47º, vencendo 4 dos 5 combates no seu grupo, Richard Grunhauser foi o 99º, Nicolas Ferreira o 111º e Athos Schwantes o 113º, todos avançando. Nas preliminares, Athos caiu por 15-4 para o chinês Li Guojie e Nicolas Ferreira perdeu 15-8 para o israelense Grigori Beskin. Já Guilherme entrou de bye e Richard passou 15-9 pelo iraniano Taher Ashouri. Na segunda rodada, Richard caiu para o uzbeque Ruslan Kudayeb por 15-10 e Guilherme para o mesmo israelense Beskin por 15-8, e terminou na melhor colocação entre os brasileiros, em 73º.

Já a espada feminina é a melhor arma feminina do Brasil. Cleia Guilhon (foto) foi a 46ª, Amanda Simeão a 52ª e a italiana naturalizada Nathalie Moellhausen a 74º, todas passando de fase. Só a jovem canadense naturalizada Katherine Miller que não passou, em 122ª.  Nas eliminatórias, todas tiveram combates terminados em 15-14. Amanda Simeão venceu a argentina Elida Aguero, Nathalie Moellhausen passou pela chinesa Sun Yiwen e apenas Cleia que perdeu para a japonesa Rie Ohashi.

Com essa boa campanha dos brasileiros, teremos 8 atletas entre os top 64, sendo 5 mulheres. Já é o melhor resultado do Brasil como um todo. Em 2013 foram 5 e em 2011, 4. Dos 4 brasileiros “importados”, 2 foram muito bem (Nathalie e Ghislain) e 2 já ficaram no caminho (Katherine e Marta). Após o fim das provas individuais, volto com o 2º post do Mundial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s