Fim da temporada de inverno

E foi encerrado no último fim de semana a temporada de inverno dos esportes de montanha. penas curling, hóquei no gelo e patinação artística ainda tem competições importantes. E foi hora de dar os globos de cristal para os grandes campeões da temporada.

Esqui Alpino

A temporada do esqui alpino acabou na semana anterior e coroou dois austríacos. Campeã olímpica do Super-G, Anna Fenninger aproveitou a má fase de Tina Maze e a contusão de Lindsey Vonn e se sagrou campeã no geral pela primeira vez com 1.371 pontos contra 1.180 da alemã Maria Hofl-Riesch, que se aposenta. Interessante que nos rankings por modalidade, foram 5 campeãs diferentes. No downhill, deu Hofl-Riesch, no Super-G Lara Gut (SUI), no slalom gigante Fenninger, no slalom Mikaela Shiffrin (USA) e no super combinado Marie-Michele Gagnon (CAN). A última austríaca campeã no geral era Nicole Hosp em 2006-2007.

Já no masculino, Marcel Hirscher faturou o título geral pela 3ª vez seguida! Ele praticamente só disputa slalom e slalom gigante, mas seu domínio é tão grande que se torna campeã geral. Ele vence com 1.222 pontos contra 1.091 de Aksel Lund Svindal (NOR) e 1.028 de Alexis Pinturault (FRA). Por prova, Svindal leva o downhill e o Super-G, Hirscher vence o slalom e Ted Ligety ganha o slalom gigante e o super combinado. É a 5ª vitória do Ligety no slalom gigante!

Por equipes, a Áustria humilhou os outros países. No masculino venceu com 5.393 contra 3.689 da França. No feminino venceu com 6.096 contra 3.356 da Suíça. E no geral, 11.489 contra longínquos 5.773 da Suíça.

Cross-Country

Também encerrado no fim de semana anterior, teve dois campeões inéditos e um domínio quase que absoluto da Noruega.

No masculino, Martin Sundby venceu com 1.534 pontos contra 980 de Alexander Legkov (RUS). Sundby levou o torneio de abertura, o Tour de Ski e a Final da Copa do Mundo, por isso a vantagem tão grande. Ele ainda venceu o ranking de distância enquanto o campeão olímpico do sprint Ola Vigen Hattestad venceu a copa do mundo em sprint.

No feminino, pódio todo da Noruega. Therese Johaug venceu com 1.545 contra 1.498 de Marit Bjoergen, 3 ouros em Sochi. Astrid Jacobsen completa o pódio com 974. No ranking de distância, Johaug venceu Bjoergen por 45 pontos e no sprint, a única vitória não-norueguesa, com o terceiro título seguido da americana Kikkan Randall, que foi uma das decepções olímpicas.

Logicamente, a Noruega venceu todos os rankings por equipe com grande vantagem.

Biatlo

Na última etapa, em Holmenkollen (NOR), vitórias de Jakov Fak (SLO) no sprint, Simon Eder (AUT) na perseguição e Martin Fourcade (FRA) na saída em massa. No feminino, Dary Domracheva (BLR) levou o sprint e Anastasiya Kuzmina (SVK) faturou a perseguição e a saída em massa. Lembrando que Fourcade e Domracheva levaram 3 ouros cada em Sochi.

Na classificação final, Martin Fourcade venceu com 928 contra apenas 636 de Emil Hegle Svendsen (NOR). O francês ainda levou os títulos no sprint, na perseguição e na saída em massa! Terceiro título geral do francês e 4° vice seguido do Svendsen! Svendsen venceu o ranking do individual e a Alemanha ficou com o título do revezamento.

No feminino, a vitória no geral ficou com Kaisa Makarainen (FIN), seu segundo após a vitória em 2010-11. Ela não ganhou nenhuma medalha olímpica na carreira. Makarainen ainda ficou com os títulos do sprint e da perseguição. Gabriela Soukalova (CZE) venceu o individual, Domracheva a saída em massa e a Alemanha também vence o revezamento no feminino.

Saltos

No masculino, Kamil Stoch liderava a Copa do Mundo desde dezembro, quando perdeu a frente para Peter Prevc (SLO). Mas o bicampeão em Sochi retomou a liderança no começo do mês para não perder mais. Stoch ficou com 1.420 pontos contra 1.312 de Prevc e 1.303 de Severin Freund (GER). Primeiro título de um polonês desde Adam Malysz em 2006-07. Por equipe, título da Áustria.

No feminino, não teve graça. Sara Takanashi liderou desde a primeira prova e terminou com mais que o dobro da segunda colocada! Ela venceu 15 das 18 provas!! E o mais incrível é que ficou sem medalha olímpica! Takanashi terminou com 1.720 pontos contra 806 de Carina Vogt (GER), campeã olímpica, e 759 de Yuki Ito (JPN). Por equipe, título do Japão.

Combinado Nórdico

Eric Frenzel dominou a temporada, levando 7 das 15 etapas e ficou com o título com 1.031 pontos contra 779 de Johannes Rydzek (GER) e 730 de Akito Watabe (JPN). Frenzel se torna bicampeão da Copa do Mundo e ajuda a Alemanha a levar o título por equipe.

Esqui Estilo Livre

Bicampeão olímpico nos moguls, o canadense Alexander Bilodeau encerra a sua carreira com uma vitória na última etapa na França, no dual moguls, que é o moguls com chaves de 8as de final em diante. Só que o título da Copa do Mundo ficou com seu compatriota, Mikael Kingsbury com 890 contra 879 de Bilodeau. No moguls feminino, título de Hannah Kearney (USA) com 850 contra 774 da campeã olímpica Justin Dufour-Lapointe (CAN).

No ski cross, título de Victor Norberg (SWE) no masculino e da campeã olímpica Marielle Thompson (CAN) no feminino. No aerials, só deu China com Liu Zhongqing no masculino e Li Nina no feminino. No halfpipe Justin Dorey (CAN) no masculino e Devin Logan (USA) no feminino e no slopestyle Jesper Tjäder (SWE) no masculino e Lisa Zimmermann (GER) no feminino.

Na classificação geral do esqui estilo livre, que faz uma média de pontos por provas, título dos campeões do moguls Mikael Kingsbury e Hannah Kearney, o 3° título de cada um, sendo que é o terceiro seguido do canadense.

Snowboard

Para encerrar as provas olímpicas de montanha, Lukas Mathies (AUT) venceu a Copa do Mundo de snowboard paralelo no masculino e Patrizia Kummer (SUI), campeã em Sochi, no feminino. Dois ouros na Rússia, Vic Wilde foi apenas o 4°.

No snowboard cross, Omar Visintin (ITA) venceu entre os homens e Dominique Maltais (CAN) entre as mulheres. No halfpipe vitorias de Scotty James (USA) e Kelly Clark (USA) e no slopestyle Mans Hedberg (SWE) e Sarka Pancochova (CZE).

As Copas do Mundo voltam em novembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s