Brasil volta ao Curling!

O curling vem fazendo grande sucesso no Brasil desde as transmissões dos Jogos de Vancouver-2010. Desde então, o Sportv tem mostrado todos os Mundias masculinos e femininos, além da cobertura completa nos Jogos de Sochi-2014, inclusive nas Paralimpíadas.

Antes do Mundial de 2009, o Brasil formou uma equipe masculina que disputou um play-off melhor de 5 contra os Estados Unidos de Todd Birr pela vaga das Américas, e perdeu de 3-0. No ano seguinte, um novo desafio, e novamente uma derrota de 3-0, agora para a equipe de Pete Fenson.

Em 2011, não houve desafio. Já em 2012, ele ocorreria, mas a equipe brasileira, sempre liderada por Marcelo Mello, desistiu pois tinha acabado de perder seu técnico. Desde então, nunca mais houve uma presença brasileira em competições importantes. Até este ano!

Isso porque a Confederação Brasileira de Desportes no Gelo (CBDG) anunciou nesta terça que o Brasil participará pela 1ª vez do Mundial de Duplas Mistas, que ocorrerá de 23 a 30 de abril na Escócia. A seleção ainda não foi escolhida e terá dois representantes e dois reservas.

O Mundial de Duplas Mistas é aberto a todas as confederações que fazem parte da WCF (World Curling Federation), mas a tabela já estava definida, então é uma surpresa o convite dado ao Brasil tão em cima. Serão 4 grupos, 3 com 9 equipes e 1 com 8.

Regras

O jogo de duplas mistas é um pouco diferente. São 6 pedras para cada dupla e não 8 e apenas 8 ends e não 10. E o jogo já começa com 2 pedras em jogo. Uma fica atrás do botão, com a frente da pedra exatamente no meio da casa e a outra, da outra cor, fica entre o botão e a hog line. Quem não pontuou no end anterior (ou sorteio no caso do 1° end) escolhe qual das duas pedras será a sua.

Um dos jogadores deve jogar a 1ª e a 5ª pedra, enquanto o outro joga as 3 do meio. A pontuação é feita do mesmo jeito que no jogo normal e pedras só podem ser retiradas de jogo após a 4ª pedra do end.

O primeiro mundial foi disputado apenas em 2008 e a Suíça venceu em 4 das 6 edições. Essa modalidade é tão diferente que até países sem a menor tradição já levaram medalha, como a Hungria, atual campeã, e a Áustria, bronze em 2012. Até a Espanha já ficou em 4° lugar.

É muito difícil os principais nomes do esporte jogarem neste torneio, que foi disputado no formato de mata-mata nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Innsbruck-2012.

Vamos aguardar novidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s