Definidos os grupos do Mundial Feminino de Vôlei

Foram sorteados nesta segunda em Parma (ITA) os grupos do Mundial de Vôlei Feminino, que será realizado na Itália de 23 de setembro a 12 de outubro em 6 cidades: Triste, Milão, Modena, Verona, Roma e Bari.

Ainda falta definir as 6 equipes da América do Norte, Central e Caribe que estarão na Itália. Saem 5 vagas em maio e em junho a repescagem pela última vaga. Vamos aos grupos:

Grupo AItália, Norceca 2, Alemanha, Argentina, Croácia e Tunísia. As donas da casa tem um bom grupo para avançar bem e, muito provavelmente, a vaga da Norceca deve ir para a República Dominicana, o que vai dificultar um pouco. A Alemanha surpreendeu a todos com o vice europeu em 2013 e pode dar uma encardida. Como passam 4, as coisas ficam mais tranquilas. Este grupo joga em Roma.

Grupo B – O Brasil é o cabeça de chave do grupo que tem também Sérvia, Turquia, Norceca 4, Camarões e Bulgária. É o grupo mais difícil. A Sérvia entrou como melhor vice no quali europeu, mas o bronze no Grand Prix de 2013, no Mundial de 2006 e o europeu de 2011 só a deixam mais perigosa. A Turquia foi bronze no Grand Prix de 2012 e 6ª no último mundial e tem uma das melhores ligas de clubes do mundo. Sua seleção em boa aprte tem jogadoras do Vakifbank, equipe que ficou invicta por inacreditáveis 73 jogos.

Já a equipe 4 da Norceca deve ser Cuba, que vem numa fase muito ruim. Camarões é uma das surpresas do Mundial, ao eliminar Egito e Argélia, e foi vice campeã africana, mas faz sua estreia e deve ser o saco de pancadas do grupo. A Bulgária já foi uma potência no início dos anos 80, mas não ganha uma medalha importante desde o bronze europeu em 2001. O grupo joga em Triste.

Grupo CNorceca 1, Rússia, Tailândia, Holanda, Cazaquistão e Norceca 6. O Norceca 1 deve ser os Estados Unidos e farão um grande jogo contra as bicampeãs mundiais russas. As duas equipes devem liderar o grupo. A Holanda tem uma boa equipe, mas não participa dos Jogos Olímpicos desde 1996 e tem um 7° lugar no Mundial de 1998 como melhor resultado. A prata no Europeu de 2009 e o título do Grand Prix em 2007 são os trunfos. A Tailândia tem evoluído muito e já se consolida como umas principais forças da Ásia. Atual campeã asiática, deve complicar com seu jogo rápido. Cazaquistão e Norceca 6 serão os coadjuvantes. Este grupo joga em Verona.

Grupo DJapão, China, Norceca 3, Norceca 5, Bélgica e Azerbaijão. Grupo está bem aberto. O Japão foi bronze em Londres e no último Mundial e tem jogado muito bem. A China não é mais a mesma que foi campeã olímpica em 2004, mas sempre é uma equipe difícil e perigosa. Porto Rico deve cair nesse grupo e complicar junto com a boa equipe da Bélgica, bronze no último europeu, e o ascendente Azerbaijão. Bari é a sede do Grupo D.

Como passam 4 equipes para a segunda fase, está é mais uma rodada de estudos e de preparação para a hora do “vamos ver”. Na segunda rodada, dois grupos de 8. Aí a coisa complica mesmo, porque só avançam 3 para a terceira fase. Com 2 grupos de 3 na terceira fase, 2 equipes avançam para as semifinais. Torneio longo, os times que chegaram a fase final farão 13 jogos em 20 dias.

A Rússia não tem a mesma força dos dois últimos mundiais, mas nunca deve ser menosprezada. O Brasil é disparado o favorito. Tomara mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s