Sochi-2014 – Dia 10

O dia da Bielorrússia e o duelo na dança artística.

Biatlo

dia 10-1

Na prova da saída em massa 12,5km feminina, Darya Domaracheva continuou o seu domínio nas provas de biatlo em Sochi. Após vencer a perseguição e o individual, fez ótima prova e ficou com o ouro. Domracheva assumiu a liderança logo após a primeira sessão de tiros e não perdeu mais.

Ela só foi errar o primeiro tiro na última sessão, quando liderava por quase 20s, mas Gabriela Soukalova (CZE) também cometeu um erro e não conseguiu alcançá-la. Domracheva venceu com 35:25.6, Soukalova ficou com a prata a 20.2 e o bronze foi para Tiril Eckhoff (NOR) a 27.3.

Tora Berger (NOR) foi apenas 15ª a 1:42.2 e 2 erros. Campeã do sprint, Anastasiya Kuzmina (SVK) foi 27ª com 5 erros.

A prova masculina de saída em massa, cancelada do dia anterior, teve de ser adiada novamente para o dia seguinte.

Bobsled

dia 10-2

Alexander Zubkov (RUS) já chegou com boa vantagem para as descidas finais. Ele tinha 0.32 sobre Beat Hefti (SUI) e 0.36 sobre Steven Holcomb (USA). Não satisfeito, Zubkov fez o melhor tempo na 3ª e na 4ª, não dando chances a ninguém. E com 3:45.39, o ouro do bobsled de duplas masculinas foi para a Rússia. Nada como treinar a exaustão na pista.

Hefti se manteve no segundo lugar e ficou com a prata. Já Holcomb quase perdeu o seu terceiro lugar para outra dupla russa, de Alxander Kasjanov. Kasjanov fez excelente quarta descida, mas ficou a 0.03 do trenó americano.

O bronze de Holcomb quebrou um jejum de 62 anos sem medalhas na prova de duplas para os Estados Unidos.

Aerials

dia 10-3

Na primeira qualificação do aerials masculino, 3 chineses se garantiram na final, com Zongyang Jia e David Morris (AUS) fazendo a melhor marca com 118,59. Na segunda qualificação, foram 3 bielorrussos que se garantiram na final, mas o campeão em Vancouver, Alexei Grishin, não foi um dos 3 e não chegou a final.

Na primeira final, os 8 melhores avançaram, com Guangpu Qi (CHN) fazendo a melhor marca com 121,24. Na Final 2, 2 chineses foram os melhores, com Zongyang Jia (CHN) estabelecendo a melhor marca com 117,70. Na final decisiva, Anton Kushnir (BLR) fez um excelente salto de grau de dificuldade 5,000 e somou 134,50 pontos, levando o ouro e confirmando o sucesso do seu país na modalidade. Em 6 disputas olímpicas, eles medalharam em 5. A prata foi para David Morris (AUS) com 110,41 e o bronze para Zongyang Jia (CHN) com 95,06.

Aliás, a Bielorrússia fez a dobradinha no aerials, já que Alla Tsuper venceu no feminino, se tornando a primeira bielorrussa a medalhar no feminino.

Saltos

dia 10-4

Na disputa dos saltos por equipe na pista longa, esperava-se uma grande priva das potências. A Áustria tem uma equipe espetacular que venceu tudo nos últimos anos, mas ninguém medalhou nas provas individuais.

Na primeira rodada, a Alemanha saiu na frente, somando 519,0 pontos contra 516,5 dos austríacos e 507,5 do Japão. Os principais nomes austríacos não ajudaram a equipe como prometiam, com Thomas Morgenstern saltando apenas 129,0m e somando 124,3 pontos, o pior da equipe. A Polônia, do bicampeão em Sochi Kamil Stoch, aparecia em quarto, longe dos japoneses. Eles tem apenas 3 grandes saltadores.

Na rodada final, a Alemanha confirmou a vantagem e, com 522,1 pontos, somou 1.041,1 levando o ouro. A Áustria somou 1038,4 e foi prata com seus 4 atletas fazendo quase a mesma pontuação. O Japão ficou com o bronze com 1024,9, graças ao excelente segundo salto de Noriaki Kasai, prata na prova individual, com 41 anos.

A Polônia bem que tentou alcançar os japoneses com um salto espetacular de Kamil Stoch, mas o trabalho é em equipe e não foi suficiente. A Eslovênia chegou a Sochi com uma grande equipe, mas acabou em 5ª. A Alemanha quebrou a sequência de dois ouros seguidos da Áustria na prova.

Patinação Artística

OLY-2014-FSKATE-ICEDANCE-FREE

O duelo já era esperado. Meryl Davies e Charlie White (USA) e Tessa Virtue e Scott Moir (CAN) brigariam pelo ouro sem adversários. Os canadenses se deram melhor em Vancouver e nos últimos 4 mundiais, as duas duplas se alternaram no ouro e prata.

Os americanos chegaram com uma vantagem, vencendo a dança curta com 78,89 contra 76,33 dos canadenses. Na dança livre, show de Davies e White com 116,63, somando 195,52 e levando o ouro. As 3 marcas da dupla são novos recordes mundiais. Eles inclusive tiraram 10.0 em coreografia e em timing da interpretação. Wow!

Virtue e Moir também fizeram uma ótima apresentação, mas não suficiente. Tiraram 114,66 e somaram 190,99. O bronze foi para os russos Elena Ilinykh e Nikita Katsalapov com 183,48. Foi o primeiro ouro americano fora do halfpipe e slopestyle em Sochi.

Outros Esportes

– A prova de snowboard cross masculino teve de ser transferida para o dia seguinte por conta da forte neblina em Rosa Khutor.

– Nas semifinais do hóquei feminino, aconteceu o esperado. Os Estados Unidos golearam a Suécia por 6-1 e o Canadá venceu a Suíça por 3-1 e as duas equipes farão novamente a final. Em 4 aparições da modalidade em Olimpíadas, 3 finais foram entre as 2 equipes e no Mundial, em 14 edições, 14 finais entre EUA e Canadá! O domínio das equipes é tão grande que não me surpreenderia se o Comitê Executivo do COI sugerisse a retirada do esporte do programa olímpico.

– No curling masculino, Suíça 6-3 Estados Unidos, Rússia 8-7 Alemanha, China 6-5 Grã-Bretanha e Dinamarca 5-3 Noruega. Com isso, encerrou-se a primeira fase com Suécia (8V-1D), Canadá (7-2) e China (7-2) se garantindo nas semifinais. Empatadas em 4°, Grã-Bretanha e Noruega devem jogar um tiebreak.

– No curling feminino, Japão 8-5 China, Coreia do Sul 11-2 Estados Unidos, Grã-Bretanha 9-6 Rússia, Suíçã 10-6 China, Dinamarca 8-7 Grã-Bretanha, Suécia 8-4 Japão e Canadá 9-4 Coreia do Sul. O Canadá foi incrível e venceu seus 9 jogos. Completam as semifinais Suécia (7-2), Suíça (5-4) e Grã-Bretanha (5-4).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s