Atletismo em 2014

O ano mal começou e já tem gente de olho em índice para Mundial. Ano par é ano dos mundiais menores no atletismo e na natação: Mundial Indoor e o Mundial de Piscina Curta.

O CBAt alterou os critérios de classificação para mundiais e Olimpíadas, como eu já expliquei nesse post aqui, mas para o Mundial Indoor de Sopot, Polônia, de 7 a 9 de março, as regras já estavam definidas e não foram modificadas.

De olho nesta competição, a principal do ano, a CBAt confirmou nesta semana a realização de duas etapas do “Desafio Caixa Indoor“. Na primeira, na pista coberta do Clube BM&F em São Caetano (foto) com as provas de 60m, 60m com barreiras, saltos em altura, vara e distância e arremesso de peso em 16 de fevereiro. No dia 22 de fevereiro, no Ícaro de Castro Melo, em SP, 100m, 400m, 800m, 1.500m, 3.000m, 100m/110m com barreiras, altura, vara, distância, triplo e peso. Para participar dos torneios, os atletas devem estar entre os 16 melhores do ranking adulto de 2013 em suas provas.

Lembrando que apenas 9 já tem o índice para Sopot: Anderson Henriques (400m), Thiago Braz, Augusto Dutra e Fabiana Murer (salto com vara), Mauro Vinícius da Silva (distância), Ana Cláudia Lemos e Franciela Krasucki (60m), Keila Costa (triplo) e Geisa Arcanjo (peso).

Outros Mundiais

No dia 29 de março, o Mundial de Meia Maratona será em Copenhagen, Dinamarca. O Brasil só enviará um atleta no masculino e um no feminino, os melhores do ranking brasileiro.

Em maio, a estreia do novo Mundial de Revezamentos, um sonho antigo da IAAF, em Nassau, Bahamas. No 4x100m e 4x400m, revezamentos mais usuais, há o índice da prova. Para os menos comuns (4x200m, 4x800m e 4×1.500m), 4 atletas precisam fazer tempo abaixo do determinado na prova específica (200m, 800m e 1.500m). Pelos tempos de 2013, o Brasil enviaria o 4x100m feminino, 4x400m masculino e feminino, 4x200m masculino (10 com índice) e feminino (6 com índice) e 4x800m masculino (6 com índice). O 4x800m feminino e 4×1.500m feminino precisam de mais uma atleta com índice para irem.

Em julho, o Mundial Juvenil, em Eugene, EUA. Com o bom desempenho da nova geração, muitos nomes bons vindo e os bons resultados no Mundial de Menores ano passado, as chances brasileiras de uma equipe uniforme é grande. Com as marcas de 2013, já seriam 18 homens e 10 mulheres em provas individuais. De olho em Tamiris Liz e Vitor Hugo dos Santos (100m e 200m), Felipe dos Santos (decatlo), Higor Alves (distância), Nelson Fernandes (peso), Nubia Soares (triplo) e nos revezamentos.

Na Copa do Mundo de Marcha Atlética, em Taicang, China, em maio, os brasileiros precisam ser campeões sul-americanos em suas categorias no individual ou por equipe (o Sul-Am é em fevereiro na Bolívia). E tem gente com índice em todas as provas adultas e juvenis.

Campeonatos Menores

Em março, em Santiago, os Jogos Sul-Americanos. Ainda não está definido se será um torneio adulto, sub-23, sub-20, sub-18, sub-X.

Em agosto, o tradicional Ibero-Americano, em São Paulo, onde irão os 2 melhores do ranking brasileiro de cada prova.

Também teremos o Pan de Provas Combinadas e os Sul-Americanos de Cross Country, Marcha, Milha de Rua, de Menores, Sub-23, de Maratona, de Meia Maratona e de Corrida em Montanha.

Vale lembrar que em agosto ocorre a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. As agas no atletismo serão definidas pelas seletivas continentais. A sul-americana será em maio na Colômbia.

Isso sem falar nas dezenas de meetings internacionais e da Liga Diamante.

Muita coisa num ano bem movimentado e muito importante para a preparação olímpica brasileira. Estamos de olho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s