Resumo do fim de semana de inverno

Semana histórica para o Brasil nos esportes de inverno e reafirmação dos favoritos a Sochi.

Brasileiros

Começando com os brasileiros, as equipes de bobsled tiveram resultados históricos em Lake Placid, no encerramento da Copa Norte Americana. Fabiana Santos e Sally da Silva venceram a prova de duplas na sexta e no sábado. Com isso, encerraram com o título geral da Copa NorAm! As vitórias aproximaram a dupla de Sochi, mas a lista de classificação só sai na próxima semana. Na torcida!

Nos quartetos masculinos, a equipe brasileira liderada por Edson Bindilatti ficou em 6° no sábado e 8° no domingo, terminando com o bronze na classificação geral da Copa NorAm.

Na IBU Cup na Itália, Jaqueline Mourão ficou em 58ª no individual 15km no sábado, mas no domingo, terminou em 38ª no sprint 7,5km, não errou nenhum tiro e terminou a 2min10s5 da campeã. Ela ficou a 8,4% do tempo campeã, novo recorde brasileiro!

Isabel Clark também fez história! Na Copa do Mundo de Snowboard Cross em Andorra, no sábado, ela chegou até a final pela primeira vez na carreira. Chegou a ficar em 4° lugar, mas foi ultrapassada e terminou em 6° lugar, melhor resultado de um brasileiro na história em copas do mundo de esportes de inverno. No domingo, em mais uma prova, foi eliminada nas quartas e terminou em 17ª. Na classificação geral, Isabel subiu para a 12ª posição.

Esqui Alpino

Em Adelboden, o alemão Felix Neureuther venceu o slalom gigante, sua segunda vitória na temporada. No domingo, no slalom, o austríaco favorito a Sochi Marcel Hirscher venceu sua 4ª prova da temporada e lidera a classificação geral da Copa do Mundo!

No feminino, em Altenmarkt, a austríaca Elisabeth Gorgl (foto) venceu no downhill e a canadense Marie-Michele Gagnon levou a primeira prova do super combinado da temporada. Uma das favoritas a Sochi, a alemã Maria Hofl-Riesch foi bronze em ambas as provas e agora lidera a Copa do Mundo.

Esqui Nórdico

Em Nove Mesto, República Checa, vitórias russas nos sprints masculinos. Sergey Ustiugov levou o sprint estilo livre no sábado e a dupla Maxim Vylegzhanin e Nikita Kriukov levou o sprint por equipe. No feminino, primeira vitória da american Kikkan Randall. Na prova por equipe, deu Noruega, com Maiken Falla e Ingvild Ostberg.

No combinado nórdico, em Chaux-Neuve, vitória de Mikko Kokslien, da Noruega. Na prova de sprint por equipe, prova nova e muito interessante que ainda não faz parte do programa olímpico, título alemão com Tino Edelmann e Fabian Riessle. Eric Frenzel foi 4° e ainda lidera a Copa do Mundo.

Nos saltos, na primeira prova de ski flying da temporada, numa rampa de 200m, vitória do japonês Noriaki Kasai no sábado e do esloveno Peter Prevc, primeira vitória de ambos nesta edição. O polonês Kamil Stoch ainda lidera.

No feminino, mais duas vitórias de Sara Takanashi em Sapporo. Em 7 provas, 6 vitórias dela! Domínio total.

O fim de semana foi marcado pelo acidente do austríaco Thomas Morgenstern, um dos favoritos a Sochi. Morgenstern caiu num treino e se machucou feio. No hospital ele fez exames e está bem, podendo ter alta em 15 dias. Sua presença nos Jogos é muito improvável.

Trenós

Pois é. O que aconteceu com Steven Holcomb? Depois de vencer 4 etapas seguidas no bobsled de 2 e de 4, passou mais uma semana fora do pódio. Em St. Moritz, numa pista natural, o suíço Beat Hefti venceu a segunda etapa seguida nas duplas. No bob de 4, vitória do trenó da Letônia, dirigido por Oskars Melbardis. No feminino, a 3ª vitória da canadense Kaillie Humphries.

No skeleton, duas vitórias de Martin Dukurs (foto). Em ambas as provas, seu irmão Tomass Dukurs foi segundo. Entre as mulheres, a americana Noelle Pikus-Pace venceu a 3ª prova e a britânica Lizzy Arnold, que lidera a Copa do Mundo, ficou em 2°.

No luge, a surpresa! Natalie Geisenberger NÃO venceu. Ficou a apenas 0s016 da campeã olímpica Tatjana Hufner e foi prata. Felix Loch venceu a 4ª prova do ano e nas duplas Toni Eggert e Sascha Benecken quebraram a sequencia dos Tobias (Arlt e Wendl).

Biatlo

Em Ruhpolding, dobradinhas. Emil Hegle Svendsen venceu os 20km individual e a perseguição 12,5km. No feminino, a checa Gabriela Soukalova também venceu o individual 15km e a perseguição 10km. Com isso, Soukalova assumiu a liderança da Copa do Mundo. No masculino, Martin Fourcade, que não participou desta etapa, ainda lidera.

Nas disputas dos revezamentos, supresa no masculino, com vitória da Áustria. No feminino, a forte equipe russa venceu.

Esqui livre e snowboard

Só Canadá no moguls masculino. Mikael Kingsbury venceu e Alexandre Bilodeau foi segundo. No domingo, a ordem se inverteu. No feminino, duas vitórias da americana Hannah Kearney. E venceu disparado em ambas as provas.

No Aerials, vitória do bielorrusso Anton Kushnir (foto) e da chinesa Cheng Shuang. Legal foi a estreia das brasileiras Lais Souza e Josi Santos em Copas do Mundo. Laís foi 28ª e Josi 30ª.

No snowboard, a suíça Patrizia Kummer venceu as duas prova de slalom paralelo do fim de semana. No masculino, o alemão Alexander Bergmann levou na sexta e o russo Vic Wild no domingo.

No snowboard cross em Andorra, Dominique Maltais venceu no sábado e da checa Eva Samkova no domingo. Entre os homens, o americano Trevor Jacob venceu a primeira e o italiano Omar Visintin a segunda.

Patinação de Velocidade

No Europeu de Allround de patinação de velocidade, vitórias holandesas.

No masculino, Jan Blokhuijsen venceu os 5.000m e os 10.000m e com bons resultados nos 500m e nos 1.500m faturou com 149.196 pontos, muito pouco a frente do também holandês Koen Verweij com 149.251.

No feminino, grande torneio de Ireen Wust (foto). Ela deve dominar em Sochi. Ela venceu os 500m, os 1.500m e os 3.000m e ainda foi 3ª nos 5.000m somando 159.736, bem a frente da compatriota Yvonne Nauta com 162.253. Bronze para a especialista em provas longas, a checa Martina Sablikova com 162.559.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s