Prévia Sochi-2014: Luge

O luge é o esporte de trenó mais rápido de todos. E também o mais perigoso. É disputado individualmente ou por duplas e teremos a estreia do revezamento nesta edição dos Jogos.

No luge, os atletas ficam deitados de barriga para cima no trenó e podem chegar a 150km/h nas pistas de competição. Na pista de Sochi, os homens percorrem 20 curvas e as mulheres e duplas 17. O trenó do luge tem um centro de gravidade mais alto que o do skeleton, o que aumenta o desequilíbrio e o faz o mais perigoso. Quem esquece a morte do georgiano Nodar Kumaritashvili às vésperas dos Jogos de Vancouver-2010?

Podemos esperar um show alemão em Sochi! Das 40 provas disputadas na história olímpica, a Alemanha venceu 27 ouros!

Individual masculino

Serão quatro descidas ao todo, somando os tempos das 4. O melhor tempo total vence.

Como disse, a Alemanha deve dominar o esporte, como tem feito em toda sua história. E o favorito é o atual campeão olímpico e mundial Felix Loch. Loch é tetra campeão mundial e venceu a Copa do Mundo nas últimas duas temporadas. E ele só tem 24 anos.

Os outros dois alemães são fortes concorrentes: Andi Langenhan, vice mundial, mas que não vem fazendo boa temporada, e o jovem Chris Eissler, que já venceu uma etapa da Copa do Mundo este ano, a primeira que disputou na vida. Outro grande nome do esporte é o veteraníssimo italiano de 40 anos Armin Zöggeler, com 5 medalhas olímpicas, sendo 2 de ouro. Ele ainda é hexacampeão mundial e já esteve em mais de 100 pódios em Copas do Mundo!

Vale lembrar que o luge em Sochi terá como participante Bruno Banani, de Tonga. Será a estreia da pequena ilha da Oceania em Jogos de Inverno!

Programação:

08/02 18:30 – Individual masculino – Descida 1

08/02 20:40 – Individual masculino – Descida 2

09/02 18:30 – Individual masculino – Descida 3

09/02 20:40 – Individual masculino – Descida 4

Pódio:

Ouro – Felix Loch (GER)

Prata – Armin Zöggeler (ITA)

Bronze – Dominik Fischnaller (ITA)

Individual feminino

O ouro mais fácil de se prever de toda a Olimpíada! A alemã Natalie Geisenberger só perde por um desastre! Ela venceu nada menos que as 6 etapas disputadas esse ano! Ainda é a atual campeã mundial e da Copa do Mundo. Quase imbatível!

A chance de pódio todo alemão é grande, com Tatjana Hufner, que defende o título olímpico, e Anke Wischnewski. Quem pode estragar a festa alemã é a canadense Alex Gough, que obteve algumas medalhas este ano.

Programação:

10/02 18:45 – Individual feminino – Descida 1

10/02 20:35 – Individual feminino – Descida 2

11/02 18:30 – Individual feminino – Descida 3

11/02 20:20 – Individual feminino – Descida 4

Pódio:

Ouro – Natalie Geisenberger (GER)

Prata – Tatjana Hufner (GER)

Bronze – Alex Gough (CAN)

Duplas masculinas

Nas duplas serão apenas 2 descidas e, novamente, os alemães estão com tudo. Tobias Arlt e Tobias Wendl venceram 5 das 6 etapas do ano e são campeões mundiais. A outra dupla alemã Toni Eggert e Sascha Benecken venceram uma etapa este ano e mais 4 medalhas e tem tudo para chegar ao pódio.

Os irmãos austríacos Andreas e Wolfgang Linger defendem o título olímpico e tem duas medalhas no ano e tem chances, assim como os compatriotas Peter Panz e Georg Fischler.

Programação:

12/02 18:15 – Duplas masculinas – Descida 1

12/02 19:45 – Duplas masculinas – Descida 2

Pódio:

Ouro – Tobias Arlt/Tobias Wendl (GER)

Prata – Toni Eggert/Sascha Benecken (GER)

Bronze – Peter Panz/Georg Fischler (AUT)

Revezamento misto

Esta é uma prova bem interessante e que faz a sua estreia em Olimpíadas. Esta é uma das 12 provas que estreiam em Sochi!

Como funciona: a primeira a descer a mulher. Quando chegar ao final de sua descida, ela precisa apertar uma alavanca para liberar a descida da dupla. Quando a dupla terminar, também precisa apertar esta alavanca e só aí que desce o homem no individual. Tudo isto ocorre sem o cronômetro parar. É apenas UMA descida e qualquer erro é fatal! Uma prova muito interessante, rápida e emocionante.

Quem tem tudo para levar o ouro? Alemanha, claro, e fechar o 100% de ouros. Serão 12 equipes, mas Itália, Canadá, Áustria, Estados Unidos e Rússia devem brigar pelo resto do pódio.

Programação:

13/02 20:15 – Revezamento por Equipes

Pódio:

Ouro – Alemanha

Prata – Canadá

Bronze – Itália

Anúncios

Um pensamento sobre “Prévia Sochi-2014: Luge

  1. Pingback: Balanço final das prévias | Os Olímpicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s