Resumo do fim de semana de inverno

Mais uma semana agitada no hemisfério norte!

Biatlo

A segunda etapa da Copa do Mundo de biatlo foi em Hochfilzen, na Áustria. Na disputa do sprint, surpresas tanto no masculino como no feminino. Entre os homens, o norueguês Lars Berger (foto) venceu com 13s6 de vantagem sobre o francês Martin Fourcade. Interessante que Berger errou 2 tiros enquanto Fourcade acertou tudo e mesmo assim perdeu. No feminino, primeira vitória na carreira para a suíça Selina Gasparin.

Depois vieram os revezamentos, com a vitória da boa equipe da Ucrânia no feminino e da fortíssima equipe da Noruega no masculino. A lenda viva Ole Einar Bjoerndalen estava na equipe norueguesa e venceu nada menos que a sua 96ª etapa da Copa do Mundo!!! Monstro!

No domingo, nas perseguições, a norueguesa Synnove Solemdal ficou com a vitória, errando 1 tiro, enquanto Martin Fourcade fez uma prova excelente e, também com um tiro, faturou mais uma prova. Os clima estava excelente, sem vento e claro, tanto que os medalhistas da perseguição erraram apenas 5 tiros dos 120 dados!!

Com 3 vitórias em 4 provas individuais, Fourcade dispara na liderança da Copa do Mundo. Tora Berger ainda não fez grande coisa nesta temporada, mas é a líder da classificação geral.

Esqui Alpino

Nesta semana, os homens foram para Beaver Creek enquanto as mulheres competiram em Lake Louise, o oposto da semana passada. Entre os homens, Aksel Lund Svindal levou o downhill, o suíço Patrick Kung o Super-G e Ted Ligety resolveu aparecer e vencer o slalom gigante.

Entre as mulheres, a alemã bicampeã olímpica em Vancouver Maria Riesch venceu as 2 provas de downhill disputadas no Canadá enquanto a suíça Lara Gut segue seu excelente início de temporada levando o Super-G. Em 8 provas, Gut venceu 4 e lidera a Copa do Mundo.

Esqui Nórdico

Em Lillehammer, Paal Goldberg levou a prova de 15km estilo clássico dando mais um ouro a Noruega no fim de semana enquanto a polonesa Justyna Kowalczyk venceu os 10km clássico. Também foram disputados os revezamentos. No 4×7.5km masculino, vitória russa enquanto a Noruega levou o 4x6km feminino.

Duas provas de Combinado Nórdico foram disputadas em Lillehammer. No salto da pista menor e 10km de cross country, o francês Jason Lamy-Chappuis, favorito para Sochi, venceu, enquanto na pista maior + 10km, vitória do alemão Eric Frenzel, a 2ª da temporada.

Nos saltos, o austríaco Gregor Schlierenzauer assumiu a liderança da Copa do Mundo, vencendo a prova na pista menor (HS 100) no sábado. Na pista maior (HS 138), vitória do alemão Severin Freund. Tivemos a abertura da Copa do Mundo feminino, com título da japonesa Sara Takanashi (foto). Ela é a favorita para a estreia da prova nos Jogos aos 17 anos.

Snowboard e Freestyle

Na abertura do snowboard cross em Montafon, Áustria, vitória da checa Eva Samkova no feminino e do austríaco Markus Schairer no masculino. Isabel Clark não foi bem, terminou a qualificação em 26° e não avançou para as finais.

Tivemos a estreia de Josi Santos e Laís Costa (foto) em prova dos Aerieals na Copa Europa, na Finlândia. Elas fizeram saltos básicos, com grau de dificuldade 2,00 e 2,05 e foram bem, apesar da alta colocação. Muito bom para ganhar experiência e ver que dá para irem razoavelmente bem. Na segunda prova, Laís ficou em 9° lugar entre 16 atletas. Vale lembrar que esta prova tem 2 vagas em aberto ainda para Sochi e o Brasil busca pelo menos uma. Mas outros países também estão na disputa. Estou de olho!

Também começou o Ski Cross, no Canadá. O francês Jonas Devouassoux venceu no masculino e a canadense Marielle Thompson no feminino.

Trenós

Steven Holcomb segue dominando a Copa do Mundo de bobsled! Ele venceu novamente nas duplas e no bob de 4, desta vez em Park City, Estados Unidos. No feminino, foram duas descidas, as duas vencidas pela american Elana Meyers.

No skeleton, fato raro!! Martin Dukurs bateu o recorde da pista na primeira descida, mas errou na segunda e fez o 7° tempo. No geral, ainda conseguiu beliscar a prata!! Esse cara é incrível mesmo. Vitória do seu maior rival, o russo campeão olímpico Alexander Tretiakov. No feminino, a americana Noelle Pikus-Pace venceu, mas a britânica Elizabeth Yarnold segue líder da Copa do Mundo.

Emilio Strapasson disputou a Copa Intercontinental de skeleton na Áustria, terminando em 25° na sexta-feira e em 28° no sábado. No ranking atualizado, o Brasil teria vaga apenas no bosbled de quatro.

Na etapa de Whistler do luge, o alemão Felix Loch venceu sua segunda etapa da temporada, enquanto os seus compatriotas Tobias Wendl/Tobias Arlt venceram a 3ª em 4 disputadas. No feminino, já está sem graça: mais uma vitória de Natalie Geisenberger que só perde o ouro olímpico por milagre. No revezamento, vitória mais que esperada da Alemanha.

Patinação

Foi disputada a final do Grand Prix de patinação artística em Fukuoka, Japão. Show do japonês Yuzuru Hanyu (foto) que, com 99,84 no programa curto, bateu o recorde mundial. Ele venceu com 293,25 seguido do campeão mundial, o canadense Patrick Chan com 280,08.

Mao Asada levou no feminino, enquanto os alemães Aliona Savchenko/Robin Szolkowy faturaram nos pares. Na dança artística, prévia do que veremos em Sochi. Os americanos Meryl Davies/Charlie White venceram com 191,35 contra 190,00 dos canadenses campeões olímpicos Tessa Virtue/Scott Moir.

Isadora Williams disputou o Golden Spin de Zagreb na Croácia e ficou na 6ª colocação com 128,63. Quem venceu foi ninguém menos que a campeã olímpica e mundial Yu-Na Kim com 204,49.

Na Copa do Mundo de Berlim de patinação de velocidade, destaque para o coreano Mo Tae-bum, que venceu os 500m e os 1.000m. No feminino, a coreana Lee Sang-hwa venceu a primeira prova dos 500m e não disputou a 2ª. Ela venceu 7 das 8 provas da temporada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s