Resumo do fim de semana de inverno

Com Sochi chegando, as temporadas dos esportes de inverno começam a pegar fogo!

Biatlo

A Copa do Mundo prosseguiu com as provas do individual, sprint e perseguição em Oestersund, Suécia.

A checa Gabriela Soukalova (foto) venceu o individual 15km com 47:56.0 e 2 erros, após a prova ter sido adiada de quarta para quinta devido ao mau tempo. Ela começa a temporada individual justamente como terminou a anterior: vencendo. Ela levou o sprint, a perseguição e a saída em massa em Khanty-Mansiysk em março. A apenas 1s2 também com 2 erros, a eslovaca campeã olímpica Anastasiya Kuzmina, seguida da francesa Marie Laure Brunet a 16s2 e 1 erros. Tora Berger fez novamente uma prova fraca, terminando em 23ª com incríveis 5 erros, fora do comum para ela.

No individual masculino, show de Martin Fourcade. Querendo apagar seu péssimo desempenho no revezamento misto, zerou a prova e venceu com 50:10.9, 2min06s1 na frente do austríaco Simon Eder. Essa foi a maior diferença entre o campeão e o vice na prova individual em mais de 7 anos!!

No sprint, a norueguesa Ann Kristin Flatland faturou o título com 20:41.2, seguida da russa Olga Zaitseva e de Tora Berger, que finalmente fez boa prova. No masculino, novo ouro para Fourcade, com 25:56.0 e 1 erro. A apenas 6s5, o sueco Fredrik Lindstroem foi prata, levando a única medalha dos donos da casa na etapa.

O fortes ventos no domingo forçaram o cancelamento das duas provas de perseguição previstas.

Enquanto isso, na 2ª etapa da IBU Cup, a 2ª divisão do esporte, Jaqueline Mourão foi bem melhor e terminou o individual em 60ª entre 85 que terminaram, a 9min00s9 da campeã e 5 erros. No sprint fez novamente boa prova, terminando em 58ª entre 89 a 2min27s0 da vencedora e apenas 1 erro. Com 11% atrás da vencedora no sprint, ela bateu o recorde brasileiro!

Esqui Alpino

Em Lake Louise, Canadá, o italiano Dominik Paris levou o primeiro downhill da temporada e o norueguês Aksel Lund Svindal faturou o Super-G, prova que Ted Ligety não completou.

Já em Beaver Creek, Colorado, quem dominou foi a suíça Lara Gut (foto)! Ela faturou o downhill e o Super-G e já soma 3 títulos este ano na Copa do Mundo em 5 provas disputadas! No slalom gigante do domingo, vitória da sueca Jessica Lindell-Vikarby.

Campeã de tudo ano passada, Tina Maze passou em branco nos Estados Unidos, com o 11° lugar no slalom gigante como melhor resultado.

Entre os brasileiros, destaque para o jovem paraibano Guilherme Grahn, que mora na Suécia. Aos 16 anos, fez sua estreia em provas oficiais conquistando no sábado 49,91 pontos FIS no slalom gigante, quase batendo o recorde brasileiro! Será que ele toma a vaga quase certo do Jhonatan Longhi em Sochi? Jhonatan disputou duas provas na Noruega, mas não avançou para a 2ª descida de nenhuma.

Entre as meninas, Maya Harrison não terminou prova na Suíça e Chiara Marano foi 35ª (126,99 pontos) em slalom gigante na Itália.

Esqui Nórdico

Kuusamo, na Finlândia, recebeu provas dos 3 esportes nórdicos. Na abertura da Copa do Mundo de cross country, a polonesa Justyna Kowalczyk (foto) chegou com tudo, faturando o sprint e os 5km clássico. A sueca Charlotte Kalla, forte concorrente para Sochi levou os 10km de perseguição.

Entre os homens, o norueguês Eirik Brandsdal levou o sproint, o checo Lukas Bauer os 10km e o americano Noah Hoffmann surpreendeu vencendo os 15km de perseguição! A última vez que um americano ficou entre os 3 primeiros em uma etapa de Copa do Mundo foi em 2010, com um bronze!

Na abertura do Combinado Nórdico, o alemão Eric Frenzel venceu a prova e a Noruega levou o revezamento. Nos saltos, voltamos a normalidade após a conturbada prova da semana passada. O favorito aos títulos olímpicos, o austríaco Gregor Schlierenzauer levou o HS142.

Trenós

Na abertura da Copa do Mundo de bobsled na pista de Calgary, dos Jogos de 1988, o americano Steven Holcomb levou o bobsled de 2 e o de 4! Entre as mulheres, ouro para as canadenses Kaillie Humpshries e Heather Moyse. Lembrando que das 9 etapas da temporada passada, Humphries faturou 6!

Na abertura das provas de skeleton, o letão Martin Dukurs (foto) mostrou que não sabe mesmo brincar. Tetracampeão da Copa do Mundo seguido, já começou com vitória, com 0s75 de vantagem! Das 9 etapas do ano passado, ele levou nada menos que 8!!!

Entre as mulheres, a britânica Elizabeth Yarnold ficou com o título, numa das poucas chances de medalha da Grã-Bretanha em Sochi.

Na 3ª etapa da Copa do Mundo de Luge em Winterberg, vitória do jovem alemão Chris Eissler, de 18 anos! Foi a primeira vez que ele disputou uma Copa do Mundo! Em 2°, o veteraníssimo italiano Armin Zoeggler que chegou ao seu inacreditável 100° pódio!! Nas duplas, os alemães Tobias Wendl e Tobias Arlt venceram e no feminino Natalie Geisenberger fechou o domínio alemão. Ela já venceu as 3 etapas da temporada! No revezamento, quem errou a saída foi justamente Geisenberger, e a Alemanha ficou fora do pódio pela primeira vez em 15 provas seguidas! Vitória do time italiano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s