Final do Mundial de Triatlo

O grande evento do ano para o esporte é a final do World Triathlon Series, realizado em Londres na semana passada.

Não é apenas a última etapa do World Series, após 7 etapas em 4 continentes, mas também o evento considerado como o Mundial do esporte, e envolve 75 provas (elite, juvenil, sub-23, paratriatlo, distância olímpica por faixa etária e sprint por faixa etária). E se não fosse o suficiente, ainda teve o Mundial de Aquatlo (natação + corrida) para mais 41 eventos. Uau!

Elite masculino

Mundial tem que ser emocionante. Há um ano, os irmãos Brownlee deram show no triatlo olímpico, Alistair foi ouro e Jonathan bronze, com o espanhol Javier Gomez no meio. Nas 7 etapas anteriores do WTS,cada irmão levou 3 e Gomez ganhou a primeira em Auckland.

Em casa, os irmãos se mantiveram no pelotão da frente desde o início. Na corrida, o super Alistair fez uma das suas piores provas. Ele venceu as últimas 10 provas de distância olímpica que disputou, mas a sua contusão no calcanhar o fez despencar e terminar na 52ª posição.

Na frente, Jonathan e Gomez abriram e ficaram lado a lado até quase o final. A 200m da chegada, Jonathan Brownlee abriu e parecia que levaria, quando, numa linda recuperação, Javier Gomez cruzou para a vitória com 1:48:16, contra 1:48:17 do britânico. Outro espanhol, Mario Mola, foi bronze com 1:49:10. Gomez não só levou a etapa e o título mundial como também o título geral do WTS com 4.220 pontos, contra 4.195 de Jonathan.

Ótima prova do campeão dos Jogos Pan Americanos e atleta olímpico Reinaldo Colucci! Na natação terminou mais de 1min atrás dos líderes, no ciclismo, fez a melhor parcial de toda a prova e fez o 5° tempo na corrida terminando na ótima 9ª colocação com 1:49:34. Diogo Sclebin foi 39°, Danilo Pimentel 44° e Bruno Matheus 60°.

Elite feminina

Belíssima vitória de Non Stanford em casa. A jovem revelação britânica do País de Gales se tornou a primeira mulher a vencer o Mundial Sub23 e no ano seguinte faturar a prova de elite. Com uma natação e ciclismo que a mantiveram no pelotão da frente, Stanford fez a melhor parcial da corrida e levou seu segundo título do ano, após vencer em Madri em junho, com 2:01:32.

A prata foi para a surpreendente irlandesa Aileen Reid com 2:01:57 e o bronze para a australiana bicampeã mundial (2009 e 2010) Emma Moffatt.

Com a vitória, Stanford também faturou o título do circuito com a mesma pontuação de Gomez no masculino: 4.220. A americana líder do ranking Gwen Jorgensen abandonou a prova após um acidente com a bicicleta e a alemã Anne Haug, que venceu duas etapas no ano, fez uma fraca prova de natação (o pior tempo de todas as participantes) e terminou em 35ª.

Entre as brasileiras, a representante olímpica Pamela Oliveira foi a melhor, em 26° com 2:05:21. Flávia Fernandes foi 45ª e Beatriz Neres não terminou.

Outras provas

Como disse antes, foram muitas e muitas provas. No Sub23, o francês Pierre Le Corre e a australiana Charlotte McShane venceram. Nas provas juvenis, vitória do francês Dorian Coninx e da americana Tamara Gorman. A  elhor posição de um brasileiro foi o 29° lugar de Luisa Baptista no juvenil.

A única medalha brasileira foi um bronze na prova paralímpica feminina classe TRI-6a, com Marleide da Silva. Na TRI-5 masculina, Marcelo Collet, que já esteve em Paralimpíadas na natação, foi 5°.

No Mundial de Aquatlo, na quarta-feira 11, vitórias na elite da russa Irina Abysova e do eslovaco Richard Varga. Wesley Matos foi 8° e Flávia Fernandes 10ª.

O próximo Mundial (que também será a última etapa do WTS do ano que vem) será de 26 de agosto a 1° de setembro de 2014 em Edmonton, Canadá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s